Kaleydos

Instituto Jatobás promove o primeiro encontro do “Realiza Cuesta”

Ao todo, 11 projetos participaram do workshop inaugural da jornada empreendedora que visa promover o desenvolvimento local nos âmbitos ambiental, social, cultural e/ou econômico da região da Cuesta Paulista.  

Uma jornada de conexão, aprendizado, cocriação e mão na massa. Essa é a proposta do “Realiza Cuesta”, que selecionou, via edital, onze empreendimentos, dentre 70 inscritos, das cidades de Avaré, Botucatu, Bofete, Pardinho e São Manuel.

O primeiro passo desse processo, realizado pelo Instituto Jatobás, foi dado no dia 11/9, com uma rodada de boas-vindas, exposição da metodologia, definição da agenda e apresentação dos projetos selecionados. O encontro foi realizado no Centro Max Feffer – Cultura e Sustentabilidade, que irá acolher toda a jornada “Realiza Cuesta”.

“Atuamos desde 2005 em Pardinho com foco no fortalecimento do desenvolvimento local, e acreditamos que o município possui o potencial de fomentar uma rede de empreendedores de toda a região. Para isso, em 2019, integramos as equipes e expertises do Instituto Jatobás para desenhar o ‘Realiza Cuesta’. A ideia é proporcionar a empreendedores uma jornada de aperfeiçoamento integral – inclusive pessoal, para que eles possam estruturar os seus negócios e empreender – na e a própria vida. Queremos promover a autonomia e gerar oportunidades e renda para desenvolver os talentos locais”, diz Luiz Alexandre Mucerino, vice-presidente do Instituto Jatobás.

Ao todo serão cerca de 4 meses de formações, onde serão trabalhadas desde as competências socioemocionais e as relações do indivíduo com o outro, até a prosperidade econômica do negócio, por meio de atividades práticas. Os empreendimentos selecionados passarão por diversas etapas, como mapeamento de perfis, planejamento, pesquisa de empatia, ideação, prototipagem, teste, produção e revisão de plano e modelo de negócios.

“Não queremos trazer soluções para os problemas, mas conduzir e provocar reflexões, além de compartilhar experiências e ferramentas importantes para o sucesso de cada negócio. E por saber que empreender é um caminho muito solitário, propomos fazer isso em rede”, explica João Francisco Santos, do Instituto Jatobás.

Para Vanuta Chmielewska, da iniciativa Ciclo Limpo, de Botucatu, o aprendizado em rede é essencial: “Fazer essa jornada de forma coletiva é uma oportunidade muito rica. Enquanto os grupos se apresentavam, enxerguei diversas possibilidades de parcerias entre as iniciativas participantes e, até mesmo, com grupos e empreendimentos que não fazem parte deste processo. Os projetos têm a chance concreta de se entrelaçar e fortalecer”.

Anette Kaminski, do Instituto Jatobás, concorda: “Neste primeiro encontro, pudemos confirmar e vislumbrar um dos principais objetivos do Realiza: o potencial de conexão, troca de experiências e sinergia entre os empreendimentos participantes”.

Além dos workshops e encontros no Centro Max Feffer, as iniciativas terão a oportunidade de apresentar as soluções criadas ou melhoradas ao longo da jornada em um encontro final, com a presença de uma banca avaliadora de financiadores e parceiros.

As expectativas são altas. “A gente entende bastante da parte operacional e técnica da compostagem, mas, em algum momento da nossa história, percebemos que não entendemos nada de negócios. O Realiza é a nossa primeira grande oportunidade de vivenciar um processo de construção coletiva e consolidação do nosso modelo de negócio, para que possamos gerar empregos e viver disso”, finaliza Júlio Pinhel, um dos idealizadores do Ciclo Limpo.

Conheça as iniciativas selecionadas: 

Ciclo Limpo (Botucatu): transforma resíduos orgânicos de domicílios e grandes geradores em adubo para hortas e jardins, conferindo-lhes destinação correta e sustentável.

Hospeda Já (Botucatu): complexo de apartamentos em containers com sistema de autoatendimento em entroncamentos de rodovias.

Óticas Rauen (Bofete): pretende promove atendimento oftalmológico de qualidade da população rural  e oferecer óculos com preços até 20% menor do que o vendido em loja.

Compostagem (Pardinho): pretende resolver o descarte inadequado do resíduo sólido no município de Pardinho e adequá-lo a uma disposição ambientalmente correta, por meio da compostagem para produção de húmus.

Kativa Kuesta (Pardinho): criação de um estabelecimento turístico que garanta ao cliente uma experiência singular das belezas naturais da região da Cuesta.

Vida 10 (Avaré): plataforma  de treinamento em saúde integrada, com o objetivo de fornecer serviços de treinamento esportivo que englobem os aspectos Racional, Emocional, Físico, Nutricional e Espiritual do ser humano.

Aquaponia (São Manuel): kits de sistema de aquaponia para ambientes domésticos, visando economia de recursos hídricos, oportunidade de negócio e alimentação saudável.

Curare (Botucatu): formalização de uma referência teórico-prática em Permacultura e educação ambiental que seja acessível a diferentes públicos, principalmente àqueles menos favorecidos, em situação de vulnerabilidade e de movimentos sociais.

Viveiro de mudas (Botucatu): viveiro para produção de mudas (árvores nativas e plantas alimentícias não convencionais) e prestação de serviços de projeto e assistência técnica visando a criação de agroflorestas para restauração ecológica.

Jardim das Emoções (Avaré): programa de Educação Socioemocional para crianças: oferece a oportunidade ao participante de reconhecer, nomear e desenvolver suas emoções, promovendo autoconhecimento, por meio de técnicas imersivas e vivenciais que objetiva a melhora no desempenho escolar e social.

Sistema de aquecimento com energia solar (Bofete): disponibilizar ao consumidor final solução em aquecimento solar com baixo custo de investimento, trazendo sustentabilidade e economia ao cliente, defendendo o meio ambiente e aflorando o pensamento sustentável.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.