Meses atrás, a organização Anjos do Brasil publicou o seu Guia de Investimento Anjo & Documentos Legais. Criado para ajudar o investidor anjo a entender “como estruturar  juridicamente investimentos anjo no Brasil”, foi desenvolvido em parceria com a Intel Capital, Baptista Luz, Derraik & Menezes, Neolaw e FGV-direito.

Acompanhando o guia, o blog da Anjos do Brasil publicou uma série de dicas a investidores anjo. Reproduzimos parcialmente alguns deles aqui, com os links para os textos originais.

Introdução ao guia de investimento anjo

 investimento anjo gera  inúmeros impactos  positivos para a sociedade, criando oportunidades de trabalho e renda, cobrindo uma lacuna importante de fonte de investimento em um momento em que a empresa ainda não consegue alcançar fontes mais “tradicionais” de recursos. Este indispensável fomento à inovação, entretanto precisa ser adequadamente formalizado. Foi com base neste pensamento que o guia, e cada um dos documentos modelo, foi  criado. Na intenção de desburocratizar e simplificar, contribuir para que o processo de investimento seja mais eficiente e rápido. Um guia simples e prático tanto para o empreendedor como para o investidor anjo.

Continue lendo

 

Antes do investimento: quais cuidados o investidor anjo deve tomar?

Assim que o investidor estiver decidido a investir, é importante fazer umadue dilligence, ou seja, uma análise da situação da empresa. Essa avaliação deve englobar questões tributárias, societárias, trabalhistas e de propriedade intelectual*, que certamente revelarão se o empreendedor e a empresa possuem uma base sólida e o perfil ideal para esse tipo de investimento.

Continue lendo

 

Mútuo Conversível – Sofisticando ferramentas para o investidor anjo

 Dentre as estruturas viáveis ao investimento anjo, diante do atual cenário regulatório e do “risco Brasil”, destaca-se o mútuo conversível em participação societária.

Esse instrumento permite ao investidor realizar aporte de recursos na empresa alvo com o benefício de aguardar o melhor momento para se tornar sócio, transformando o empréstimo em capital social.

Continue lendo

 

Acordo de sócios

Entenda por que é importante firmar esse documento para diminuir o risco dos seus investimentos anjo.

Saiba mais

 

Term Sheet – Como essa ferramenta pode auxiliar a sua negociação?

term sheet (ou memorando de entendimentos) é um documento, em geral não vinculante (ou seja, as partes podem não fechar o negócio ou até mesmo renegociar os termos), que costuma ser assinado pelas partes no momento inicial das negociações. Este documento traz as premissas básicas do investimento e servirá como um ponto de partida para a elaboração dos documentos definitivos da negociação.

Continue lendo

 

Seja um investidor

Saiba como o Kaleydos pode te ajudar a ser um investidor em negócios de impacto: clique aqui.


Crédito da foto: Aeioux via VisualHunt.com / CC BY-NC