Kaleydos

Investimento de impacto em agricultura climate-smart: mapeamento inspira novos investidores

Estudo analisa 50 iniciativas e seleciona seis casos mais significativos nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado, baseados em sistemas voltados à redução e mitigação de mudanças climáticas e ao engajamento de pequenos produtores

Como ampliar os investimentos de impacto em agricultura climate-smart? Para motivar essa expansão, a Alimi Impact Ventures, com o apoio da Rabobank Foundation, realizou o Mapeamento sobre Investimento de Impacto em Agricultura Climate-Smart no Brasil, centrado especialmente nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. O estudo qualitativo analisou 50 iniciativas de agricultura sustentável, baseadas em sistemas voltados à redução e mitigação de mudanças climáticas e ao engajamento de pequenos produtores. Seis casos mais significativos foram selecionados e analisados, com o objetivo de inspirar novos investimentos nessa área.

Ao abrir o evento de lançamento do Mapeamento, no dia 26 de julho, em São Paulo, Eva Teekens, responsável por Programas para a Tanzânia, Etiópia, África Ocidental e Brasil na Fundação Rabobank, disse que a tarefa de ampliar a presença da organização no Brasil foi, a princípio, “intimidante”. A Fundação é o pilar da política de responsabilidade socioambiental do Grupo Rabobank, líder global em serviços de financiamento para alimentação, agrofinanciamento e sustentabilidade orientada. “Não sabia por onde começar. Mas esses últimos meses têm sido extremamente gratificantes. Tive o prazer de visitar algumas iniciativas e conhecer esse país, que é imenso e muito bonito. Minha perspectiva mudou. Investimentos em agroflorestas podem dar retorno em curto espaço de tempo. Temos agora mais informação para realizar investimentos, mas sabemos que será uma gota. Esperamos que esse estudo seja um catalisador para que outros investidores sociais se juntem a essas iniciativas. Uma coisa é evidente: se nós queremos alimentar a população daqui a 50 ou 100 anos, temos que cuidar do agricultor familiar e ter foco em uma produção sustentável que preserve e restabeleça o equilíbrio ambiental”, afirma Eva.

Continue lendo no Notícias de Impacto

Redação Kaleydos

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

Faça um comentário