Kaleydos
investimento de impacto

Investimento de impacto: vamos começar pelos princípios

O CEO da SITAWI Finanças do Bem, Leonardo Letelier, publicou na AUPA um artigo que explica os princípios do investimento de impacto. Leia um trecho:

(…) segundo o Global Impact Investing Network (GIIN), investimentos de impactos são aqueles feitos em empresas, organizações e fundos com intenção de gerar impacto social ou ambiental positivo. Isso sem abrir mão do retorno financeiro. Temos, portanto, uma definição do que são esses investimentos bem estabelecida. O que se discute inicialmente era “o quê”, e mais, recentemente o “como” os investimentos são feitos para gerar impacto.

Vamos dar um passo para trás. Já há no mundo de finanças “tradicionais” alguns princípios conhecidos ajudam a dar diretrizes aos investimentos de impacto. Entre eles, há os Princípios do Equador. Lançados em 2003 sob liderança do International Finance Corporation (IFC), eles oferecem critérios mínimos para a concessão de crédito – com foco em Project Finance –, que buscam assegurar que os projetos financiados sejam desenvolvidos de forma socialmente e ambientalmente responsável.

Continue lendo na AUPA


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário