Kaleydos

Investimentos de impacto ultrapassam $500 bilhões globalmente

Valor é mais que o dobro do estimado em 2018 e revela potencial do setor; mas ainda é baixo quando comparado a outros investimentos

Não perca oportunidades para o seu negócio de impacto. Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no setor 2.5. Não se preocupe, também não gostamos de spam. :-)

Relatório do Global Impact Investing Network (GIIN) publicado na última segunda-feira, 01/04, revela que o mercado global de investimentos de impacto alcançou a marca de 502 bilhões de dólares. O documento, intitulado Sizing the Impact Investing Market, consultou mais de 1.300 investidores de impacto em todo o mundo e inclui inclui dados de ativos sob gestão (ASG) de gestores de ativos, fundações, bancos, instituições de desenvolvimento financeiro, family offices, fundos de pensão, empresas de seguros, entre outros.

O que chama a atenção é que o valor estimado é mais que o dobro do que foi estimado pela GIIN em junho de 2018. No ano passado, o relatório 2018 Annual Impact Investor Survey estimava que esse era um mercado de $ 228 bilhões. Contudo, sua amostra era significativamente menor, pois apenas 229 organizações haviam sido consultadas.

Segundo a GIIN, há dificuldades em se estimar claramente o tamanho desse mercado. Isso se deve à falta de dados disponíveis e à natureza dinâmica do setor, que se desenvolve e muda rapidamente. Além disso, o relatório ajuda a compreender o estado atual desse mercado e a discutir o seu potencial no futuro.

Embora o tamanho estimado do mercado impressione e esteja crescendo rapidamente, ainda é pequeno quando comparado aos investimentos ditos “sustentáveis”. Por exemplo, um estudo da McKinsey & Co. de 2017 descobriu que mais de 25% dos $88 trilhões de ativos sob gestão globais estavam investidos de acordo com princípios ambientais, sociais e de governança conhecidos como ESG.

O que é investimento de impacto?

Segundo a Mov Investimentos, fundo brasileiro especializado em negócios de impacto social:

A diferença entre Investimento de Impacto e os investimentos mais tradicionais é que o primeiro é destinado a Negócios de Impacto (às vezes também chamados de Negócios Sociais ou Socioambientais). Logo, os gestores financeiros de impacto, como a MOV, buscam negócios comprometidos com a entrega de um impacto positivo para a sociedade e/ou para o meio ambiente, além de um retorno financeiro.

Saiba mais

O que é investimento de impacto?

ANDE e LAVCA publicam novo relatório sobre investimento de impacto no Brasil

Ativos de impacto sob gestão na América Latina somam US$ 4,7 bilhões

Investidores de impacto devem ser mais estratégicos

O investimento de impacto está crescendo, mas não o suficiente


Com informações do Pioneer´s Post.

Redação Kaleydos

1 comentário