Kaleydos

Kaleydos: 2019, um ano de consolidação e avanços

Conheça as nossas principais realizações deste ano que se encerra

2019 foi um ano de consolidação do ecossistema de negócios de impacto e a Kaleydos acompanhou essa tendência, com realizações em seu portfólio de negócios e também com avanços em sua plataforma de comunicação. Quer saber o que fizemos esse ano? Confira abaixo!

Evolução dos negócios apoiados pela Kaleydos

Casa dos Caipiras: valorização da cultura raiz

A Casa dos Caipiras nasceu para colocar luz nessa importante manifestação cultural brasileira que é a cultura caipira raiz. Não por acaso é sediada em Pardinho/SP, município com vocação especial para a cultura caipira e considerada a Capital da Música Raiz, por ter dado vida à trajetória de um dos seus maiores precursores: Tião Carreiro.

Em 2019, consolidou a sua já bem-sucedida estação de rádio web com um programa ao vivo semanal. Primeira estação paulista com esse foco, tem em média 32 mil ouvintes mensais.

Outra grande realização de 2019 foi o Concurso Novos Talentos da Música Raiz, de abrangência nacional, que teve o objetivo de identificar jovens talentos (16 a 35 anos) da música raiz para apoiar suas carreiras. Foram recebidas 49 inscrições de vários estados, dos quais 16 artistas (solos e duplas) foram selecionados para uma audição em São Paulo.

Esses artistas foram avaliados por uma comissão julgadora formada pelos renomados produtores musicais Marcos Maynard (conhecido por ter lançado artistas de renome nacional e internacional como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Bruno & Marrone, Sandy & Junior, Capital Inicial, Fábio Jr., entre outros), Luiz Carlos Maluly (que produziu RPM, Rádio Táxi, Bruno & Marrone, Roberta Miranda, Paula Fernandes,) e a cantora e violonista de música raiz e ex-apresentadora do programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura (SP), Adriana Farias.

Os vencedores foram a dupla Augusto César e Gustavo, de São Manuel/SP. Como prêmio, eles irão gravar até duas músicas inéditas com Luiz Carlos Maluly e Marcos Maynard, e produzirão um vídeo clip profissional. Essas músicas serão divulgadas nas plataformas digitais Youtube e Spotify, com gestão e divulgação da Maynard Music. Além disso, receberão investimento inicial em marketing, incluindo divulgadores de TV e rádio e assessoria de imprensa, e assinarão um contrato de agenciamento com a Casa dos Caipiras.

Adriana Farias foi a primeira artista contratada para ser agenciada pela Casa dos Caipiras.

TuduBambu: bambu sustentável e certificado

O TuduBambu é uma plataforma de comércio eletrônico que oferece produtos nacionais e importados de bambu para alimentação, cosméticos, construção e arquitetura, energia, lazer e higiene pessoal. Permite encontrar e adquirir as novidades do setor e tudo para pronta entrega.

Valorizamos a importância socioambiental e econômica do bambu e a crescente demanda por produtos sustentáveis. E queremos, através do TuduBambu, contribuir para o desenvolvimento e consolidação dessa cadeia produtiva no Brasil e também difundir as novas possibilidades de produção e consumo sustentável.

Em 2019, executamos um projeto piloto que resultou em 1.480 quilos de brotos produzidos, com análise nutricional e química e obtivemos uma certificação da ANVISA. Além disso, foram feitas as primeiras vendas e degustações em 23 restaurantes.

A Kaleydos também desenvolve e comercializa o Projeto Bambuzeria, na Fazenda dos Bambus, no município de Pardinho, Estado de São Paulo, na qual o Instituto Jatobás vem desenvolvendo o cultivo de diversas espécies de bambus, para a venda de varas tratadas, brotos e mudas.

MaturiJobs: exemplo em economia prateada

Em julho, a MaturiJobs – caso de sucesso referência em economia prateada no Brasil – entrou para o portfólio da Kaleydos. A startup tem a missão de reduzir a falta de oportunidades profissionais para pessoas acima de 50 anos no mercado de trabalho no Brasil. Com o aporte de capital e apoio na gestão que a Kaleydos oferece, a MaturiJobs está desenvolvendo novos produtos digitais: Maturi Services e Maturi Academy.

Click2Giv: geração de recursos para projetos sociais

A Click2Giv é uma startup de base tecnológica que oferece uma plataforma, aberta e gratuita, para doações através do consumo de produtos no varejo online e físico, fortalecendo o marketing ligado à causa de diferentes maneiras e fomentando a geração de recursos para projetos sociais.

Com apoio da Kaleydos, em 2019 a empresa evoluiu as suas ofertas, com o lançamento de dois novos produtos (presentes online e link ONG), o desenvolvimento de app para iOS e Android, a integração com novos integradores do varejo online, melhorias na jornada do usuário e das ONGs cadastradas e consolidação com Paypal. Alcançou a marca de 300 lojas e 70 ONGs cadastradas.

Realiza Cuesta: fortalecendo o empreendedorismo local

Em julho, o Instituto Jatobás lançou o edital “Realiza Cuesta” para fortalecer o empreendedorismo local da região turística Polo Cuesta. Tiveram a oportunidade de se inscrever empreendimentos ou ideias voltados para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e/ou econômico com origem e atuação nos municípios de Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

O edital obteve quase 80 inscrições, dos quais três foram selecionados para apoio financeiro, participação em workshops e mentoria individual. Kaleydos foi responsável pela elaboração do conteúdo do programa (componente modelagem de negócios de impacto).

Evolução da nossa plataforma de comunicação

Surgida em março de 2017, a plataforma de comunicação também evoluiu em 2019. Antes focada em fazer uma curadoria de conteúdo capaz de resumir o que acontecesse no ecossistema brasileiro de negócios de impacto, passamos a dar prioridade a conteúdo original e produção de conhecimento útil e prático para empreendedores.

Dentro dessa visão, continuamos e fortalecemos a parceria de conteúdo com a Pipe.Social, na série de matérias mensais +imPACTO: Negócios & Propósito. Além disso, acreditando na força da colaboração e cooperação no ecossistema, produzimos matérias em parceria com a Din4mo (leia aqui e aqui). E para finalizar o ano, lançamos em dezembro o KaleydosCast, seu podcast de impacto, em que, a cada episódio, João Santos, co-fundador e gestor da Kaleydos, conversa com líderes que estão gerando transformação por meio do empreendedorismo. Os dois primeiros episódios (com Camila Nasser, do Kria, e Anna de Souza Aranha, do Quintessa) já estão no ar. Ainda não ouviu? Então confira aqui!

Em 2020, Kaleydos continuará inovando e evoluindo na produção de conteúdo, assim como faz com os seus negócios apoiados e investidos.

Feliz Ano Novo: que 2020 traga mais impacto positivo a todos!

Acreditamos que os negócios de impacto e com propósito continuarão a se consolidar e fortalecer em 2020, gerando impacto e transformação social. Kaleydos continuará desenvolvendo projetos e negócios com essa finalidade e deseja sucesso a todos os envolvidos nesse ecossistema. Que 2020 seja um ano de negócios para o desenvolvimento sustentável e inclusivo!


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.