Kaleydos

Lojas “zero desperdício” estão surgindo por toda a Europa

Loja suíça estimula o consumo consciente e vende produtos alimentícios a granel no sistema “pague quanto acha que vale”

Desperdício é um problema crucial em nossa sociedade hoje. Cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo vai parar no lixo. Isso sem falar no desperdício de embalagens, água, energia elétrica etc. Um movimento que tem surgido para ajudar a resolver o problema são as lojas do tipo “zero desperdício” que têm surgido na Europa.

O vídeo abaixo, do blog de Rob Greenfield, mostra um pouco dessas lojas. O vídeo exibe a loja FOIFI, na Suíca, que é ao mesmo tempo uma mercearia e um café. Nelas, produtos alimentícios produzidos localmente, em geral entregues de bicicleta, são vendidas a granel, no sistema “pague quanto acha que vale”. Além disso, são vendidos frutas e legumes “feios”, mas próprios para consumo, que em supermercados tradicionais seriam jogados fora.

Um aspecto interessante da loja é que ela está formando uma comunidade de pessoas que se reúnem em suas dependências e aprendem a viver sem desperdícios e em prol do meio ambiente.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário