Kaleydos
MaturiJobs

Conheça a MaturiJobs, plataforma que valoriza profissionais acima de 50 anos

Startup ajuda a reinserir e capacitar profissionais acima de 50 anos no mercado de trabalho e a combater o preconceito etário

A história da startup MaturiJobs começa com a história de Keila, avó de seu fundador, Morris Litvak. Keila trabalhou até os 82 anos e, ao se aposentar, sua saúde decaiu muito rapidamente, como acontece com tantos aposentados. Tendo testemunhado esse acontecimento, Morris começou a pensar em maneiras de auxiliar no envelhecimento ativo e saudável da população. Desta preocupação, surge em junho de 2015 a MaturiJobs, uma plataforma de trabalho e desenvolvimento para pessoas acima de 50 anos.


A série Negócio de Impacto Em Destaque apresenta startups de impacto de uma maneira objetiva. A matéria é embasada nas respostas dos próprios empreendedores a um questionário da Kaleydos. O conteúdo das respostas é de autoria e responsabilidade dos próprios empreendedores.

Quer participar? Clique aqui para saber mais.


1 – Que problema busca solucionar?

Seu foco está na falta de oportunidades profissionais para pessoas acima de 50 anos, para o preconceito etário nas empresas e a falta de preparo dos 50+ para o novo mercado de trabalho.

2 – Soluções oferecidas

Para as empresas, a MaturiJobs oferece três soluções:

  1. Uma plataforma para empresas contratarem pessoas acima de 50 anos por meio de publicação de vagas e acesso ao banco de dados.
  2. Processos de recrutamento e seleção.
  3. Consultorias para que as empresas possam se preparar para receber estes profissionais.

Para profissionais são oferecidos cursos, palestras encontros de networking, webinars, blog, vídeos e outros eventos para atualização, orientação e capacitação. O conteúdo inclui reinvenção profissional, mudança de carreira, autoconhecimento, empreendedorismo, tecnologia, startups etc., a fim abrir o horizonte deles para além do emprego tradicional, que é muito restrito.

3 – Como é o seu modelo de negócio?

Pessoas jurídicas pagam para utilizar a plataforma de vagas e banco de dados (valores mensais), bem como consultorias (por projeto).

Pessoas físicas pagam por cursos e eventos (o acesso à plataforma ao 50+ é gratuito).

4 – Maturidade da startup

O negócio se encontra no 4o estágio de maturidade, segundo critério do Guia 2.5, que o define como:

Meu produto/serviço já existe. É o momento de realizar minhas primeiras vendas e validá-lo no mercado, de forma a ter evidências de que está criando valor para o cliente e ganhando força no mercado (a validação do modelo de negócio com foco no acesso ao mercado: product-market fit).

5 – Política de dividendos

Quando a startup tiver investidores e lucro, irão distribuir dividendos, após reinvestir no negócio.

6 – Qual foi a sua maior dificuldade e como a superou?

Sua principal dificuldade foi encontrar o modelo de negócios com renda recorrente e escalável num mercado que é novo em termos de interesse por este assunto, que não é uma prioridade para as empresas ainda.

Por outro lado, a plataforma já tem mais de 80 mil pessoas (profissionais 50+) cadastrados que precisam do serviço oferecido, mas têm dificuldades financeiras para pagar e precisam de orientação, além da capacitação.

7 – Maturijobs na Internet

Acesse o site e as mídias sociais da startup.

Site | Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

3 comentários