Kaleydos
como empreender

Conceitos

O ambiente de negócios voltados à construção de um mundo verdadeiramente melhor, que aqui chamamos de “mercado de impacto”, é amplo. Isso faz com que o setor adote termos e conceitos muitas vezes pouco compreendidos. Vamos aqui esclarecer alguns dos conceitos mais importantes e usuais.

 

Negócios de impacto

Este é um setor que está em fase de crescimento e consolidação no Brasil e no mundo. É composto por empresas que nasceram com a missão explícita de produzir impacto social positivo, ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro e lucro para seus investidores, por meio da distribuição de dividendos. Duas organizações importantes que trabalham com este modelo são o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), a Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS) e o Sistema B.

Segundo a FTFS, negócios de impacto devem seguir quatro princípios:

  • Compromisso com a Missão Social e Ambiental – propósito de gerar impacto socioambiental positivo explícito na sua missão;
  • Compromisso com o Impacto Social e Ambiental Monitorado – conhecem, mensuram e avaliam o seu impacto periodicamente;
  • Compromisso com a Lógica Econômica – desenvolvem mecanismos para gerar receita própria;
  • Compromisso com a Governança Efetiva – possuem uma governança que leva em consideração os interesses de investidores, clientes e a comunidade.

 

Negócios com impacto

Empresas convencionais, que não nasceram necessariamente com a missão de criar um mundo melhor, mas cujas ações produzem impacto positivo. Neste conceito, incluem-se iniciativas que: 1) não sejam green washing; 2) em que a sustentabilidade esteja na estratégia do negócio e não de forma acessória; que sejam inspiradoras, mostrem tendências e alinhamento de valores.

 

Negócios sociais

Negócios criados com a missão de gerar impacto social e resultado financeiro. Ao contrário dos negócios sociais, neste modelo não há distribuição de dividendos para os investidores e todo o lucro é reinvestido na empresa, para aumentar o seu impacto. Uma organização importante neste modelo é a Yunus & Youth.

 

Setor 2.5

Segundo o Instituto Quintessa, organização líder nesta área, o setor 2.5:

seria uma união entre características do segundo setor, de empresas privadas e marcado pelo foco em retorno financeiro, e do terceiro setor, de organizações sem fins lucrativos e marcado pelo foco em geração de impacto socioambiental.

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail  *
Nome 
Sobrenome 
Organização 
Cargo 
*Campo obrigatório

Siga-nos

Acompanhe o Kaleydos nas mídias sociais e fique sempre por dentro das nossas novidades.