Kaleydos
como empreender

Ecossistema de impacto

Entenda quais são e como se articulam os atores que atuam no mercado de impacto

O empreendedor não realiza sua iniciativa. Uma série de atores formam um ecossistema que torna viável a realização de seus empreendimentos. Saiba mais abaixo.

Atores do setor

Três grandes grupos compõem o setor: oferta de capital, demanda de capital e intermediários, que os conectam, facilitam e certificam.

Oferta de capital

Grupo formado por atores que alocam recursos a empreendedores.

Governo, organismos nacionais de fomento, organismos multilaterais de crédito, pessoas jurídicas, instituições de finanças comunitárias, setor privado e pessoas físicas.

Demanda de capital

Empreendedores que necessitam de recursos para executar seus projetos.

Organizações da sociedade civil com geração de receita, organizações da sociedade civil com negócio social, cooperativas, negócio com missão social ou ambiental com restrição na distribuição de dividendos, negócio com missão social ou ambiental sem restrição na distribuição de dividendos.

Intermediários

  • Recursos e serviços financeiros
    • Fundos de investimento
    • Fundos sociais
    • Instituições financeiras e correspondentes bancários
    • Gestores de Social Impact Bonds
  • Gestão e acesso a investidores
    • Aceleradoras
    • Incubadoras
    • Consultores de investimento
    • Plataformas de acesso a clientes
    • Marketing e vendas
  • Monitoramento, avaliação e certificação
    • Consultorias de medição e monitoramento
      de impacto
    • Certificadoras
  • Conhecimento e informação
    • Instituições de Ensino Superior
    • Organizações que formam profissionais
    • Assessoria jurídica

Mecanismos (modalidades e fluxos de capital)

Os meios pelos quais recursos são alocados podem ser:

  • Filantropia
  • Fundos patrimoniais
  • Crowdfunding
  • Empréstimos e fundos sociais
  • Investimento com objetivo de retorno financeiro / impacto social (impact investing)
  • Contrato de performance (Social Impact Bonds)
  • Microcrédito
  • Empréstimos
  • Mobile giving
  • Comercialização de bens e serviços.

O gráfico abaixo ilustra a relação entre os diversos atores integrantes deste ecossistema e foi criado pela Força Tarefa de Finanças Sociais.

Leia também o relatório:

Ecossistema de impacto
Clique para ampliar
Organizações de apoio a empreendedores de impacto

Várias organizações podem oferecer diferentes formas de apoio ao empreendedor. Para entender qual organização é adequada ao seu empreendimento, primeiro é preciso ter claro em que estágio o seu negócio se encontra.

As informações abaixo são baseadas no Guia 2.5, do Instituto Quintessa. Recomendamos baixá-lo para ler e obter mais informações. Você pode encontrá-lo em nossa área de Publicações.

Estágios do negócio

Estágio 1 Começo da trajetória. Momento de explorar e realizar pesquisas iniciais para ter mais certeza sobre a sua ideia de negócio.
Estágio 2 Já há clareza sobre a sua ideia de negócio, mas precisa entender como colocá-la em prática. Momento de realizar testes e protótipos para aperfeiçoar o modelo de negócio.
Estágio 3 O negócio já existe juridicamente, está operando e realizou suas primeiras vendas. É o momento de estruturá-lo e profissionalizar sua gestão.
Estágio 4 Negócio estruturado e preparado para crescer. Momento de expandir.

Usando a tabela acima para definir o estágio em que o seu negócio se encontra, agora você pode usar a tabela abaixo para identificar as organizações mais adequadas para dar suporte ao seu empreendimento. Clique nos nomes das organizações para entrar em seus sites e conhecê-las melhor.

Você também pode baixar essa tabela e salvá-la no seu computador. Clique aqui.

Organização Tipo/ estágio Apoio Objetivos
Artemísia Aceleradora

2, 3 e 4

Capacitação e treinamento, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, reconhecimento e divulgação, rede de mentores, rede entre empreendedores. Apoiar o empreendedor para que seus negócios estejam preparados para alcançar resultados econômicos e sociais em larga escala e mais atraentes para investidores nacionais e internacionais.
Ashoka Brasil Rede

3 e 4

Capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor, investimento, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, reconhecimento e divulgação, rede de mentores, rede entre empreendedores. Apoiar o empreendedor para que consiga expandir sua ideia de forma a criar impacto sistêmico.
Impact Hub Rede

1, 2, 3 e 4

Capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor, espaço, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, rede entre empreendedores. Facilitar o desenvolvimento do ecossistema de negócios de impacto em âmbito local e global, articulando e conectando estrategicamente os atores e fornecendo suporte para cada etapa do ciclo empreendedor.
Instituto Quintessa Aceleradora

3 e 4

Capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, reconhecimento e divulgação, rede de mentores, rede entre empreendedores. Potencializar o crescimento de negócios que geram impacto social ou ambiental por meio da atuação na gestão e com apoio para desenvolvimento do empreendedor. São identificadas as principais oportunidades e desafios relacionados à gestão da empresa e à figura do empreendedor enquanto liderança, os quais são desenvolvidos visando uma mudança de patamar do negócio a médio e longo prazo, de forma que lucro e impacto cresçam juntos.
Kaleydos Incubadora

1, 2, 3 e 4

Rede de mentores, suporte em gestão, espaço, investimento, ponte com potenciais investidores, ponte com potenciais clientes e parceiros. Fomentar soluções capazes de construir cadeias de valor mais éticas e sustentáveis em mercados estabelecidos e escaláveis. Conectar as empresas ao mundo da inovação voltada a otimizar e positivar o seu impacto.
NESsT Brasil Catalisadora

2 e 3

Capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor, investimento, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, reconhecimento e divulgação, rede de mentores, rede entre empreendedores. Apoiar o desenvolvimento dos negócios, para que eles provem seus modelos e se consolidem de forma a prepará-los para expansão. A NESsT busca apoiar negócios sociais que estejam gerando emprego e/ou renda sustentáveis e dignos para comunidades marginalizadas. O lema da NESsT é que o empreendedor consiga, após ou durante o programa, voar com as próprias asas.
Red Bull Amaphiko Brasil Plataforma de impulso a empreendedores sociais

2 e 3

Capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor, espaço, ponte com potenciais clientes e parceiros, reconhecimento e divulgação, rede entre empreendedores Inspirar, impulsionar e conectar jovens criativos que queiram alavancar seu desenvolvimento pessoal e de iniciativa
Rede Papel Solidário Rede

1, 2 e 3

Capacitação e treinamento, investimento, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, reconhecimento e divulgação, rede entre empreendedores. Preparar o empreendedor, desde a reflexão sobre o negócio social até a análise do problema do projeto e suas possíveis soluções. O empreendedor participa da Rede Papel Solidário para solucionar os problemas do projeto com ajuda de especialistas de diversas áreas.
Sistema B Brasil Rede

3 e 4

Capacitação e treinamento, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, reconhecimento e divulgação, rede entre empreendedores. Apoiar as empresas no processo de certificação B, facilitar a construção de uma comunidade brasileira de empresas B e articular atores estratégicos para a construção de um ecossistema B.
Social Good Brasil Rede

1 e 2

Capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor, investimento, ponte com potenciais clientes e parceiros, ponte com potenciais investidores, reconhecimento e divulgação, rede de mentores, rede entre empreendedores. Fazer com que o empreendedor teste a ideia/ produto e aprimore seu projeto. O Lab desafia seus participantes a encontrarem formas de desenvolverem suas ideias, projetos.
Worth a Million Pré-aceleradora

1 e 2

Capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor, reconhecimento e divulgação. Alavancar boas ideias, com propósitos fortes, mas que ainda estão em estágio de conceituação, prototipagem ou início das vendas.
Yunus and Youth Incubadora

1 e 2

Capacitação e treinamento, rede de mentores, rede entre empreendedores. Ajudar empreendedores iniciantes a terem clareza sobre sua missão, visão e proposta de valor. Além disso, por meio da mentoria é trabalhada uma questão específica de cada mentorado.

Para saber mais sobre incubadoras e aceleradoras no Brasil, você também pode acessar o site da Anprotec, uma associação do setor.

Fundos de investimento

Invista seu capital com ajuda especializada e risco reduzido

Fundos de investimento são uma maneira simples para encontrar e gerenciar investimentos dentro do seu perfil, com gestão profissional e risco reduzido. Para o empreendedor, são uma maneira de buscar o capital de que precisam para os seus negócios e projetos.

Existem dois fundos focados em negócios de impacto. São a Mov Investimentos e a Vox Capital.

A Mov Investimentos foi fundada em 2012 e tem como missão “investir e co-criar empresas inovadoras que ofereçam oportunidades a uma população menos favorecida e/ou promovam o uso sustentável de recursos naturais”.

A Vox Capital investe em tecnologias inovadoras, fortalecendo o ecossistema de negócios de impacto e inspirando as pessoas a fazerem parte dessa transformação.

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail  *
Nome 
Sobrenome 
Organização 
Cargo 
*Campo obrigatório

Siga-nos

Acompanhe o Kaleydos nas mídias sociais e fique sempre por dentro das nossas novidades.