Kaleydos

Essa startup transforma leite velho em tecidos sustentáveis

Solução da Mi Terro usa proteína do leite para criar fibras que podem ser usadas para produzir roupas de alta qualidade

Um dos aspectos mais fascinantes da economia circular é observar como os resíduos de uma indústria podem se tornar matérias-primas valiosas para outras indústrias. Para alguns materiais, esse reaproveitamento pode ser bastante óbvio, como é o caso do alumínio das cápsulas de café, por exemplo. Mas outros surpreendem, como é o caso da startup amerciana Mi Terro, sediada em Los Angeles. A empresa desenvolveu uma solução que reaproveita o leite não usado da indústria leiteira para produzir tecidos sustentáveis. O resultado é uma camiseta de alta qualidade, a Limitless Milk Shirt.

Como isso é feito e por que é relevante?

A Mi Terro coleta leite de uma fazenda parceira, remove a sua gordura e o desidrata. O resultado é um pó que então é dissolvido e purificado para remover qualquer substância que não seja caseína: a proteína que forma grande parte do leite. Uma vez isolada, a caseína é imersa em uma solução alcalina e passa por uma fieira para solidificar as proteínas em fibras. Depois disso, as fibras são retiradas da solução, esticadas e transformadas em fios. Que agora podem ser usados para produzir roupas.

Segundo Robert Luo, fundador da Mi Terro, 128 milhões de toneladas de laticínios são jogados fora todos os anos no mundo inteiro. Foi para combater esse desperdício que ele criou a sua startup.

“Nosso objetivo é educar o público de que estamos consumindo laticínios demais e que precisamos reduzir nosso desperdício de comida”, diz o empreendedor.

O próximo passo de Luo é firmar parcerias com supermercados para coletar leite com prazo de validade experidado.

Essa não é a primeira iniciativa sustentável da Mi Terro

Antes de fazer o upcycling do leite para produzir roupas, a empresa já havia criado uma mala de viagem feita de cortiça natural e plásticos retirados do oceano, outra tendência sobre a qual já falamos várias vezes na Kaleydos.

“A visão da Mi Terro é tornar a Terra verde novamente. Para isso, precisamos ensinar as pessoas a comprar produtos ecológicos e a viver com o mínimo de desperdício. Queremos tornar a moda sustentável acessível a quase todos”, diz Luo.

Leia também

Por que a Google e o mundo dos negócios estão adotando a economia circular?

Empresas limpam o oceano de plásticos descartados e os transformam em novos produtos

Startup transforma borra de café em copos e xícaras compostáveis

Programa So+ma Vantagens arrecada 20 toneladas de resíduos recicláveis em Salvador

Cotton + Corn: “tênis feito de planta” da Reebok começa a ser vendido no Brasil


Com informações da Forbes.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário