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22 notícias sobre negócios da moda que fazem bem ao meio-ambiente e à sociedade

O setor da moda pode ser transformado por negócios de impacto social e negócios tradicionais que adotem práticas ambiental e socialmente positivas

O setor da moda produz um profundo impacto ambiental no planeta. Por exemplo, segundo o relatório Pulse of The Fashion Industry 2017:

  1. Até 2030, a população global consumirá 102 milhões de toneladas de roupas por ano, o equivalente a 500 bilhões de camisetas;
  2. O uso de água na indústria de moda deve aumentar em 50% até 2030;
  3. O uso de energia e as emissões de CO2 equivalentes deve aumentar em 60% até 2030;
  4. O uso de água na indústria de moda deve aumentar em 50% até 2030.

Além disso, o impacto social também não deve ser descartado.

Na maior parte do mundo, trabalhadores na indústria da moda são mal remunerados e há muitos casos de trabalho análogo à escravidão. É um setor em que acontecem muitos acidentes de trabalho e os trabalhadores que produzem matéria-prima no campo são impactados pelos produtos químicos usados (fertilizantes, pesticidas, corantes etc.), que causam doenças ocupacionais, como câncer e partículas transportadas pelo ar.

Felizmente, há exemplos de negócios, de todos os tamanhos, que têm buscado transformar o setor e promover a moda consciente.

Na Kaleydos, já abordamos o tema diversas vezes. Hoje fazemos uma seleção das matérias mais importantes aqui publicadas, para que o leitor entenda os desafios socioambientais do setor e conheça as soluções de mercado que têm sido desenvolvidas.

Boa leitura!

O impacto ambiental e social da moda

É urgente prestar atenção no impacto ambiental da moda

Até 2030, a humanidade irá consumir 102 milhões de toneladas de roupas por ano. Até 2050, a indústria global da moda consumirá um quarto do orçamento de carbono disponível no mundo (este termo representa a quantidade máxima de gases de efeito estufa que pode ser emitida para limitar as mudanças climáticas “toleráveis”.

Como o seu look do dia impacta o mundo?

Documentário da C&A mostra o caminho para uma moda mais sustentável.

Entenda o que é moda sustentável

O canal BCC TV entrevistou a co-fundadora do Projeto BUD, Renata Piazzon, para falar sobre moda sustentável. Renata explica a fundo o que o termo significa. Ao final, é realizado um debate.

Moda sustentável e consciente: entenda o que é

Moda consciente: como empresas do setor podem contribuir para um mundo melhor

Indústria da moda precisa passar por uma revolução que torne a sustentabilidade e a valorização da mão-de-obra pontos centrais em seus modelos de negócio. Notícia da série +imPACTO: Negócios & Propósito, produzida em parceria com a Pipe.Social.

Certificação BCI: uma forma sustentável de produzir algodão

Reunindo produtores, beneficiadores, comerciantes, fabricantes, varejistas e organizações da sociedade civil em uma parceria global, a certificação BCI tem como objetivo garantir um futuro mais sustentável para o setor de produção de algodão.

Meghan Markle quer popularizar moda sustentável no mundo

Princesa britânica usa sua imagem para impulsionar marca de jeans sustentável.

Moda vegana? É de comer ou passar no cabelo?

Adriano Silva, publisher do Projeto Draft, conversa com Bárbara Mattivy, da Insecta Shoes. A Insecta é uma marca de sapatos veganos que reaproveita roupas de brechó que estavam paradas e as transforma em calçados. Ela não utiliza nenhuma matéria-prima animal, como couro, lã ou seda.

Casos de sucesso e boas práticas do mercado

Negócios de impacto na moda sustentável

Vídeo do Social Good Brasil discute como como construir uma moda sustentável. Participam da discussão Jonas Lessa, da Retalhar, Dari Santos, da Alinha, e Lu Bueno, do Banco de Tecido, que apresentam seus negócios de impacto na construção de moda ética, justa e sustentável.

Sistema B: empresas brasileiras de moda possuem selo sustentável

Das mais de 100 empresas credenciadas pelo Sistema B, seis são do setor da moda: Rede Asta, Flavia Aranha, Insecta Shoes, Start Movin, Retalhar e Vanessa Montoro.

PanoSocial: empresa produz moda sustentável empregando ex-detentos como mão de obra

Empresa adota modelo de negócios que gera impacto positivo ambiental e social, apostando em dar uma segunda chance ex-detentos que buscam se ressocializar.

Em parceria com Dell, designer cria coleção de jóias feitas só com ouro retirado do lixo eletrônico

A Dell e a designer Nikki Reid criaram uma coleção de jóias – a The Circular Collection – que usa lixo eletrônico como sua matéria-prima. A coleção usa somente ouro reciclado, coletado de peças antigas de computadores.

Marca brasileira produz bolsas de guarda-chuva e jaquetas de restos de pneu

A Revoada, empresa de gaúcha de moda sustentável e negócio social integrante da rede Yunus Social Business, nasceu e 2013 com a missão de diminuir o impacto da indústria têxtil.

A marca que vende camisetas feitas com tecido de plástico reciclado e restos de algodão orgânico

Com o design inspirado na própria natureza, a marca Señor Seagull vende produtos fabricados 100% com materiais reciclados – tais como fibras de garrafas plásticas recicladas e restos de cultura de algodão orgânico, que costumam ir para o lixo.

Como a Re-Roupa usa a moda criada a partir de resíduos para provocar a própria indústria

O que antes seria descartado como lixo agora vira matéria-prima para moda sustentável.

C&A anuncia sua primeira coleção circular com foco em sustentabilidade

Um dos grandes diferenciais dessa peça é que ela foi produzida, de forma que não gere excesso de resíduos e, ao final de sua vida útil, por meio da compostagem, torne-se até mesmo nutrição para o solo.

GAP usará algodão 100% sustentável até 2021

Varejista aumentará as suas compras de algodão certificado, orgânico e reciclado. Decisão dá sinal a fornecedores de que mercado de algodão sustentável crescerá.

Empresas de Curitiba lançam tênis vegano

Modelo é uma opção ecológica para quem busca um calçado exclusivo.

C&A apresenta a calça jeans mais sustentável do mundo

Marca lançou jeans e camisetas com Certificação Cradle to Cradle™ nível Gold.

Instituto Lojas Renner desenvolve ações efetivas para empoderar mulheres na cadeia têxtil

Conheça o projeto Empreendedoras da Moda, que promove o empoderamento de mulheres na cadeia têxtil e conectar a Renner com os quatro pilares da economia circular da moda – varejo, pós-consumo, matéria-prima e produção.

Reebok lança tênis de milho e algodão orgânico

Batizada de Cotton + Corn, a iniciativa conseguiu aplicar a sustentabilidade do início ao fim. A ideia é que, desde o processo de produção até o pós-consumo, para tudo haja uma solução.

Marca neozelandesa fabrica casacos impermeáveis de plástico reciclado

As peças da Okewa são impermeáveis, bonitas e 100% feitas com materiais reciclados.

Marca gaúcha lança tênis e camisetas feitas de “papel” reciclável e vegano

A Dobra não mantém estoque dos produtos e todos os modelos que fabricam são artesanais e feitos sob medida.


Foto: PanoSocial (divulgação)


Sobre a Kaleydos

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