Publicado originalmente pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)

Em 2016, o Choice, movimento criado pela Artemisia – organização pioneira no fomento e disseminação de negócios de impacto social no Brasil –, celebrou cinco anos de atuação e muitas conquistas. Com 831 lideranças universitárias formadas, presentes em 23 estados, o movimento, que contou com apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) nos últimos 03 anos, atingiu mais de 97 mil pessoas e se tornou a maior rede de jovens engajados em transformar a forma de fazer negócios no Brasil.

A iniciativa tem o objetivo de capacitar jovens com atitude empreendedora mas insatisfeitos com o status quo, dispostos a construir negócios para um mundo radicalmente melhor. 2016 foi mais um ano de crescimento, inspiração e muito impacto! No primeiro semestre, o movimento reuniu em único dia, no Choice Day, mais de 2.300 pessoas. No segundo semestre, 76 Embaixadores Choice impactaram mais de 13 mil pessoas em três meses.

“Eram jovens universitários falando para jovens universitários, mostrando novas perspectivas para a carreira, agora com um propósito, ajudando a divulgar a área de negócios de impacto social, criando eventos, dando palestras, compartilhando experiências de empreendedorismo. Foi um movimento de cocriação”, comenta Daniella Dolme, analista sênior de projetos da Artemisia.

O movimento já está presente em várias universidades e inspirou a ampliação de conteúdos voltados a negócios de impacto e empreendedorismo social na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e na Fundação Getulio Vargas.

“O Choice mostra que negócios de impacto estão imbuídos do espírito de transformação social e apresenta aos jovens uma visão diferente, que é trabalhar para transformar o Brasil, um propósito que vai muito além das organizações do terceiro setor”, explica Daniella.

Foi o que Matheus Cardoso, 22 anos, descobriu ao participar do Programa de Embaixadores Choice em 2014. A experiência representou uma mudança total de vida e de conceitos, em especial sobre o que queria fazer e como queria fazer.

“Descobri que realmente desejava empreender um negócio que mudasse vidas; foi aí que comecei o Moradigna”, conta.

O então universitário associa o programa à possibilidade de conhecer as oportunidades de empreender um negócio de impacto social. O Moradigna tem foco em reformas de baixa complexidade e regularização fundiária no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo.

Letícia Alves, 20 anos, embaixadora também em 2014, é outro exemplo de como os negócios de impacto social entraram no radar dos universitários e são hoje uma oportunidade de carreira.

“Ser parte do Programa de Embaixadores Choice foi uma das melhores experiências da minha vida; uma experiência que ajudou a achar o meu propósito. A participação fez com que eu conhecesse e me conectasse com pessoas incríveis, expandiu o meu leque de oportunidades profissionais. Foi o Choice que mostrou quão possível é mudar o mundo e ganhar dinheiro. Hoje eu faço isso todos os dias”, afirma Letícia, que atua como estagiária na Geekie – negócio de impacto social acelerado pela Artemisia e com foco em educação.

Saiba mais sobre o Choice acessando http://choice.org.br.