FEA Social produz eventos do setor de negócios de impacto e germina empreendimentos, preparando-os para receber capital-semente

Por Gabriel Mallet Meissner, editor do Kaleydos

Promover o contato do aluno da faculdade com a área social. Esta é a missão da FEA Social, que organizou a 4a edição do evento Impacto 2.5. O evento aconteceu entre os dias 31 de maio e 01 de junho e discutiu modelos de negócios de impacto.

O Kaleydos esteve presente no segundo dia e conversou com os organizadores. Segundo eles, um dos objetivos do evento é trazer para dentro da universidade uma perspectiva de carreira diferente do que as pessoas estão acostumadas.

Segundo um dos organizadores, Gabriel Ferreira:

O aluno médio da faculdade tem uma ideia de que a opção que ele tem é trabalhar em consultoria, trabalhar com mercado financeiro ou trabalhar numa empresa convencional. A proposta é mostrar um caminho alternativo, em que ele pudesse conciliar tanto um sucesso profissional quanto a geração de impacto.

Já em seu quarto ano consecutivo, o público presente ao evento, que antes era mais restrito aos alunos, tem mudado.

Esse ano teve uma adesão muito grande de pessoas de fora da faculdade, que já estavam no mercado de negócios sociais, ou interessadas em entrar neste mercado, que vieram para cá para se atualizar, fazer seu networking.

Participaram do evento quatro parceiros do Kaleydos: Mov Investimentos, PonteAPonte, Sistema B e Sitawi Finanças do Bem.

Os demais participantes foram: 99Jobs, Courrieros, E-cycle, Ensina Brasil, Fundação Lemann, Hospital Pequeno Príncipe, Kaeté, Positive Ventures, Umcomum e Viveiro.

 

Germinadora de negócios de impacto social

Além de organizar o evento, em 2016 a FEA Social se tornou também uma germinadora de negócios de impacto social. Eles trabalham com empreendedores que já tenham um negócio, assim como com quem ainda tem apenas uma ideia e vontade de empreender.

Segundo o diretor da germinadora, Felipe Moreira, eles selecionam projetos que estejam em um estágio ainda muito inicial para serem incubados por uma incubadora de negócios maior. O processo dura de 3 a 4 meses. E auxilia o empreendedor com ferramentas e conhecimentos de gestão, além de aproximá-los de uma rede de mentores e de contatos.

O objetivo é desenvolvê-los até terem um plano de negócios validado e bem estabelecido. E assim estarem prontos para receber um capital-semente ou ainda um aporte maior de capital.

Em 2016, foram germinados três negócios de impacto social. Em 2017, serão quatro. A FEA Social lançará um edital em 19 de junho. Mais informações em breve no Kaleydos.