Kaleydos

Homenagem da Kaleydos no Dia Internacional da Mulher: Negócios de impacto dão protagonismo a mulheres em situação de vulnerabilidade social

Conheça 5 startups que apoiam mulheres a terem vidas dignas e independência financeira

Durante 15 anos, Francisca Maria da Silva (ou Xica da Silva, como prefere ser chamada) foi vítima de violência doméstica e cárcere privado. Como tantas outras mulheres que sofrem abusos, a dependência financeira perpetuava a sua situação e foi por meio do empreendedorismo que conseguiu sua liberdade. Após um curso técnico de chefe de cozinha e de gestão de negócios no Sebrae, fundou, junto a outras 12 mulheres também vítimas de violência, a Rede de Alimentação Sabor Mineiro Uai, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Esta história não é inédita e nem única. O empreendedorismo tem contribuído para o protagonismo de mulheres em todo o mundo e existem negócios de impacto social cujo propósito é emancipá-las de situações de vulnerabilidade social. Vamos conhecer alguns casos de sucesso que cumprem essa missão.

Joaquina Brasil

Startup que alia moda a impacto social e sustentabilidade. Emprega pessoas em situações de vulnerabilidade social. Entre elas, ex-presidiárias, mulheres com pouca competitividade no mercado de trabalho e imigrantes que tenham sofrido de algum tipo de exploração ou trabalho análogo à escravidão.

Kunla

Mães em comunidades com filhos pequenos costumam ter mais dificuldade em assegurar empregos formais. Este é o público que a startup foca. Trata-se de um negócio inclusivo que capacita essas mães a atuarem como agentes de recrutamento e seleção de profissionais, enquanto gera demanda para o serviço delas através de uma plataforma tecnológica.

Rebel Nell

Sediada em Detroit, nos EUA, esta empresa produz jóias, como colares, anéis, brincos e braceletes, a partir de restos de grafite que caíram dos muros. A coleta dos resíduos e a manufatura das jóias é realizada por mulheres em situação de rua.

Rede Asta

Já bastante conhecida no meio do empreendedorismo social brasileiro, este negócio apoia o protagonismo de mulheres artesãs no desenvolvimento de produtos a partir do reaproveitamento de resíduos de grandes empresas. Com seu apoio, as artesãs obtêm acesso a uma demanda corporativa constante, rede logística e capacitação profissional.

Soulphia

Escola de inglês online que emprega mulheres sem-teto de Nova York como professoras. Em seu projeto piloto, selecionou seis mulheres que dão aulas a alunos do Brasil e outros países.


Empreendedorismo em geral, e negócios de impacto em particular, são meios importantes para se fomentar a igualdade de gêneros, como já mostrou um relatório da British Council,organização internacional do Reino Unido  para relações culturais e oportunidades  educacionais. Apesar disso, mulheres ainda são minoria em negócios de impacto, segundo levantamento da Pipe.Social, o 1o Mapa de Negócios de Impacto Social 2017 (em breve, um novo levantamento será lançado e pode indicar mudanças nesse cenário). Essa é uma oportunidade para novos negócios e empreendedoras produzirem impacto social positivo e retorno financeiro. Mãos à obra!


Foto: Shutterstock.com


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário