Kaleydos

Nova fábrica da Nissan reciclará baterias de veículos elétricos

Montadora antecipa impacto ambiental que poderá ser causado pelo descarte de baterias usadas e cria solução sustentável

A montadora automotiva japonesa Nissan abrirá sua primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íons de lítio de veículos elétricos. A planta será construída no Japão, na cidade de Namie. Sua operação será feita pela 4R Energy Corporation, uma joint venture entre a Nissan e a Sumitomo Corporation.

Fundada em 2010, a 4R fabricará a primeira bateria substituível e trocável para veículos elétricos, a partir das baterias recicladas. Também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas.

Além do impacto ambiental, o projeto terá impacto social. Será a primeira nova fábrica na cidade de Namie desde que foi devastada pelo tsunami do Japão em março de 2011. Sua criação deverá ajudar a revitalizar a economia local, profundamente afetada pelo desastre natural.

Os veículos elétricos vão dominar o mundo, como explicamos anteriormente. E as fabricantes devem estar preparadas para lidar com o descarte das suas peças, bem como com a reutilização das mesmas em sua cadeia produtiva, seguindo os princípios da economia circular. Ponto para a Nissan que está de olho nos potenciais problemas e soluções desta tendência.

Leia também

Veículos elétricos vão dominar o mundo: 41 notícias para você se atualizar sobre o setor

China terá superestrada solar com carga automática de carros até 2022

Conheça o Quantino, o carro elétrico movido a água salgada

Tesla inaugura maior estação do mundo com supercarregadores e aposta em carros elétricos

Toyota planeja frota de veículos 100% elétricos até 2025


Com informações do Ciclo Vivo.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário