Kaleydos

Essa startup produz carnes vegetais em uma impressora 3D: entenda!

Startup espanhola produz um bife de 100 gramas em 30 minutos, com pouco menos de US$ 3

O mercado de carnes vegetais (plant-based) ainda é muito recente, mas tem crescido atraído atenção em todo o mundo. Entre as startups do setor, está a brasileira Fazenda Futuro, que faz companhia a outras mais conhecidas, como: Impossible Foods (a mais conhecida), Behind the Foods e Mission Barns. Agora uma nova startup desponta com uma inovação extra: produz carnes vegetais por meio de uma impressora 3D. Essa é a solução da espanhola Novameat.

O fundador da startup é Giuseppe Sciont, especialista em engenharia biomédica que passou anos estudando como desenvolver uma técnica que imitasse a textura, aparência, propriedades nutricionais e sensoriais de bifes, peitos de frango e filés de peixe.

Acabou descobrindo um método de fazer isso usando impressoras 3D. Sua solução permite usar ingredientes veganos como arroz, ervilhas, algas marinhas, e outras substâncias como lipídeos, fibras, minerais e vitaminas, que são transformadas em uma pasta que é depois impressa. A tecnologia permite criar um bife de 100 gramas em 30 minutos a um custo inferior a US$ 3,00. A produção em escala poderá reduzir os custos de tempo e fabricação em 10 vezes, prevê Giuseppe.

A Novameat atraiu a atenção da New Crop Capital, fundo de venture capital focado em foodtechs, que fez um aporte (valor não divulgado) que será usado para desenvolver ainda mais a solução da startup.

A popularização das carnes vegetais não é relevante apenas para veganos, mas para todos. A criação de gado em escala para atender as necessidades de alimentação de uma população cada vez maior é responsável por desmatamento e emissões carbônicas. As carnes plant based são uma opção de solução sustentável para quem se preocupada com o equilíbrio ambiental do planeta, mas não abre mão do sabor de um bom churrasco.

Existem muitas outras tecnologias sendo desenvolvidas para tornar a produção de alimentos em escala mais sustentável. Já falamos sobre algumas delas na Kaleydos: clique aqui para ler.

Leia também

6 empresas B canadenses que estão mudando o supply chain da alimentação (para melhor)

Alimentação, tecnologia e negócios de impacto

Minha Xepa democratiza o acesso a alimentos saudáveis e reduz o desperdício

Olio: o aplicativo que quer revolucionar o mundo ao incentivar o compartilhamento de alimentos

Empresa possibilita alimentos saudáveis a preço justo e gera renda no Ceará


Com informações do StartSe.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.