Kaleydos

O que é Teoria da Mudança

Um termo muito usado no campo do Setor 2.5, negócios de impacto e negócios sociais é “Teoria da Mudança”. É importante que empreendedores do meio tenham boa compreensão do que isso significa.

O Projeto Draft publicou um ótimo artigo a respeito. Confira um trecho abaixo:

Teoria da Mudança (ou Teorias de Mudança) é uma metodologia de planejamento que, a partir a realização de um mapa, traduz, organiza ou estrutura mudanças pretendidas por uma iniciativa social. Segundo Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE (Inovação em Cidadania Empresarial), a Teoria da Mudança é o que define a direção tomada por uma organização e uma potente ferramenta de comunicação com seus stakeholders. “É por isso que precisa ser construída de forma colaborativa de forma a refletir os desejos de todos os públicos envolvidos na intervenção.”

De acordo com Rogério Silva, sócio fundador e diretor de pesquisa da Move, agência de avaliação estratégia e desenvolvimento social, o papel da Teoria da Mudança é articular os resultados em uma espécie de cadeia causal. “Isso se faz demonstrando que os resultados de longo prazo serão produzidos desde que os resultados de médio e curto prazo também sejam alcançados, e que certas condições sejam favoráveis”, afirma. Ele diz ainda que uma boa Teoria da Mudança costuma aprofundar as discussões, evitar os discursos vazios e panfletários e mostrar que o caminho para a transformação é possível. “Mas é difícil, requer condições favoráveis e exige tempo.”

Continue lendo no Projeto Draft

Redação Kaleydos

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

Faça um comentário