ODSs estão sendo incorporados à estratégia de negócios das empresas que compõem o F50
Durante o 2017 Commit!Forum, Megan DeYoung, representante da Corporate Citizenship, compartilhou algumas descobertas interessantes sobre a aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no meio corporativo.
Segundo uma matéria do Triple Pundit:
Corporate Citizenship, uma consultoria global de gestão especializada em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, recentemente conduziu uma pesquisa sobre o compromisso das 50 maiores empresas da [revista] Fortune com os objetivos do desenvolvimento sustentável. A equipe da Corporate Citizenship analisou menções corporativas aos ODSs para melhor compreender como empresas estão se engajando com os objetivo do desenvolvimento sustentável.
O infográfico abaixo resume os principais resultados da pesquisa:
Segundo DeYoung, a metodologia da pesquisa tomou o cuidado de considerar apenas menções aos ODSs que fossem realmente significantes. Segundo ela, muitas empresas estão fazendo mais do que falar sobre eles. A consultoria agrupou suas ações em quatro grupos:
- Pensar: avaliar as conexões com os ODSs e desenvolver uma estratégia de alinhamento
- Agir: Mudar como a empresa age interna e/ou externamente
- Medir: Definir metas e demonstrar impacto
- Engajar: Desenvolver programas internos e externos
A pesquisa também indica que um terço das empresas olham para os ODSs não como filantropia, mas como estratégia de negócios.
Clique aqui para ler a matéria completa do Triple Pundit e saber mais.
O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?
Conforme já publicamos na Kaleydos:
Um conceito muito utilizado pelo setor de negócios de impacto são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Eles formam uma agenda comum para que diferentes nações, governos e a sociedade civil se esforcem em equilibrar a prosperidade humana com a proteção do planeta. Sendo a meta cumprir estes objetivos até 2030 e por isso o plano é também chamado de Agenda 2030.