Kaleydos
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Pequenos negócios deveriam se alinhar aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Artigo do site Triple Pundit comenta que 4 em cada 10 das maiores empresas do mundo mencionam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em seus relatórios anuais, mas que empresas menores ainda não sabem como se alinhar a estas metas. Nos EUA, as pequenas e médias empresas (PMEs) representam aproximadamente metade dos empregos no setor privado. Em países em desenvolvimento, chegam a reprepresentar 90% da força de trabalho. Assim, a autora, Mary Mazzoni, argumenta que esta agenda só será cumprida se pequenas e médias empresas (PMEs) contribuírem para isso.

Enquanto as empresas da Fortune 500 chegam a ter equipes inteiras dedicadas a alinhar suas operações com os ODS, o processo pode ser muito mais simples para pequenas empresas.

Segundo Ben Powell, da Agora Partnerships: “Como empreendedor social, apenas pergunte-se: ‘qual é o meu propósito?’ Você sabia qual era o seu propósito como empresas antes da Agenda [2030] e o seu propósito provavelmente está expresso em um dos ODS.”.

Tracy Triggs-Matthews, diretor associado da UNC Kenan-Flagler’s Center for Sustainable Enterprise, concorda. “Eu acho que muitas PMEs se surpreenderiam em como a sua empresa já é ‘boa’ e como pequenos ajustes podem ser torná-la ainda melhor”. “Consumidores estão procurando por marcas que fazem a diferença e ser capaz de expressar isso apenas ajudará a diferenciar uma PME entre os seus concorrentes”.

No Brasil, uma maneira de avaliar o impacto socioambiental que a sua empresa produz, e entender aonde e como melhorar, é passar pela Avaliação de Impacto B, do Sistema B, que pode ser feita gratuitamente online. Para saber mais sobre como funciona, veja nossa entrevista com Camila Matos, coordenadora do programa Medindo O Que Importa, da organização.

Leia o artigo completo no Triple Pundit


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário