Kaleydos

Plataforma busca conexão entre projetos socioambientais e de baixo carbono e investidores

Do GIFE

O apoio de redes privadas a iniciativas ambientais que buscam reverter ações do homem ou preservar a natureza e gerar um impacto positivo é fundamental para que futuras gerações possam ter acesso a um meio ambiente saudável. Pensando nisso, em 2017, a Natura e o Itaú lançaram, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, o Edital Compromisso com o Clima, com o objetivo de compensar 550 mil toneladas de gás carbônico.  

A chamada teve como objetivo selecionar projetos socioambientais de impacto positivo e de baixo carbono nas áreas de energia, agricultura, floresta, tratamento de resíduos, entre outras. Nesse primeiro edital, especialistas do Instituto Ekos Brasil avaliaram os riscos e impactos socioambientais e selecionaram 11 iniciativas de oito estados e três regiões do Brasil.

As ações encampadas por esses projetos têm relações diversas com o meio ambiente, o meio rural e seus habitantes como a conservação da biodiversidade, a geração de energia limpa e o fomento a cadeias sustentáveis de produção. Duas propostas, por exemplo, beneficiam populações da área rural ao introduzir tecnologias simples e sustentáveis. Outras sete geram energia renovável e evitam o uso de combustíveis fósseis ou lenha de desmatamento. Outros dois projetos promovem a conservação da Amazônia ao evitar o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem na floresta. No total, oito são certificados quanto aos benefícios socioambientais gerados.

O REDD+ MANOA é um dos projetos selecionados. Com 73 mil hectares de floresta, é uma das poucas áreas que restaram em propriedades privadas em Rondônia. Já o Fogões Eficientes tem uma proposta simples mas eficaz: a construção de fogões sustentáveis, que permitem uma grande redução no uso de madeira. Já o Complexo Fotovoltaico Floresta aproveita o potencial do Rio Grande do Norte para usar a energia solar, renovável e de baixo impacto.

Apoio de organizações

O próximo passo da iniciativa é captar organizações e investidores interessados em fazer parte do movimento e potencializar as 11 estratégias, de forma a aumentar seu alcance. Com essa conexão com os desenvolvedores dos projetos sociais, espera-se viabilizá-los e contribuir com recursos e conhecimento.

Para que os interessados possam conhecer os projetos aprovados, Itaú e Natura criaram a Plataforma Ekos Social, que contém informações sobre os aspectos socioambientais das propostas, sua disponibilidade de Reduções de Emissões (REs) e também informações de contato sobre os proponentes para que exista de fato uma conexão.

Organizações e empresas interessadas em participar do Compromisso com o Clima devem entrar em contato para uma avaliação de processo de adesão.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário