Kaleydos

Portas Abertas: evento aproximou empreendedores e grandes grupos na área da educação

Organizado pela Vox Capital e pelo Quintessa, evento convidou experts do setor e grandes clientes do setor público e privado a compartilharem suas experiências com startups

No último dia 18 de julho, a Vox Capital, gestora de investimentos de impacto, e o Quintessa, aceleradora de negócios de impacto, promoveram o evento “Portas Abertas – Conexões que fazem a diferença”, Edição Educação. Participaram empreendedores do setor que tiveram a oportunidade única de discutir seus modelos de negócio com especialistas e potenciais clientes, recebendo feedbacks qualificados para auxiliar a superar seus desafios.

Seis empresas foram selecionadas para se reunirem por mais de duas horas com a equipe de especialistas convidados. A equipe foi formada por: Ana Flávia Castro, expert em negócios de impacto social, com ênfase no setor de educação; Graziella Matarazzo, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB); Rafael Camelo, diretor de Avaliação e Planejamento da Plano CDE, e Tatiana Klix, editora do Porvir.

Participaram também potenciais clientes das startups: SOMOS Educação e Ânima Educação, dois dos maiores grupos de educação básica e superior do país, respectivamente, e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Além das próprias organizadoras, Vox Capital e Quintessa. Os empreendedores também tiveram a oportunidade de realizar um pitch do seu negócio para 140 convidados.

O evento contou ainda com um Painel de diálogo sobre educação, com lideranças da Somos, Ânima e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, sob mediação do Porvir.

Orçamento municipal para gasto em TI na área da educação é baixo

Durante o painel de diálogo, Eduardo Spanó, da Secretaria de Educação, informou que o orçamento do município de São Paulo, para todos os gastos em TI é de somente 70 reais por aluno. Isso inclui verba para contratação de soluções tecnológicas e inovadoras, assim como para conserto de computadores.

Uma vez que São Paulo é o município com a maior base de alunos, também concentra o maior orçamento. Portanto, espera-se que as outras cidades possuam um valor ainda menor à sua disposição.

Empreendedores superestimam o produto que podem entregar

Um aprendizado relevante foi compartilhado por João Gallo, que recentemente vendeu a sua empresa, AppProva, ao grupo SOMOS Educação. Segundo ele:

Empreendedores normalmente vislumbram um produto mais avançado que o atual e acabam vendendo algo que não conseguem entregar. Sempre venda o produto que você tem, e não o que você quer ter.

Conheça as startups selecionadas

Aondê – http://conecturma.com.br

A Conecturma é uma metodologia de aprendizagem de língua portuguesa, matemática e competências para a vida desenvolvida pela startup Aondê Educacional para transformar a qualidade da Educação no Brasil.

Beenoculus – http://www.beenoculus.com/

A Beenoculus é uma empresa de tecnologia que desenvolveu uma completa solução de infraestrutura (mídias) e de produção e distribuição de conteúdos em Realidade Virtual possibilitando às escolas estabelecer a linguagem de comunicação mais assertiva com as novas gerações.

Classapp – https://www.classapp.com.br/

A Classapp lançou uma plataforma de comunicação com o mesmo nome que conecta escola, pais e alunos de uma forma humanizada e inteligente. O sistema fomenta os relacionamentos com simplicidade e privacidade. O impacto é positivo para todos os envolvidos.

Nave a Vela – http://naveavela.com.br/

O Nave à Vela possui o objetivo de acelerar o processo de transformação dos estudantes do ensino básico no Brasil, facilitando o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e não apenas cognitivas e estímulando a aprendizagem diferente dos formatos tradicionais, com base na metodologia maker.

Nutrebem – https://www.nutrebem.com.br/

A Nutrebem une meio de pagamento e gestão nutricional, permitindo que os responsáveis vejam em tempo real a classificação nutricional do que os alunos estão consumindo na cantina escolar. Em média, uma cantina escolar possui 8% de produtos nutritivos – a Nutrebem visa então impactar a educação alimentar das crianças para que tenham hábitos mais saudáveis.

Redação Nota 1000 – https://redacaonota1000.com.br/                                                                       

O Redação Nota 1000 é uma inovadora plataforma de prática e correção de redações que permite desenvolver as competências de escrita dos alunos a partir do 5o ano do Ensino Fundamental. Em especial, a ferramenta viabiliza melhoras significativas nas notas de alunos do Ensino Médio no ENEM (e outros vestibulares, concursos, etc.).

Sobre a Vox Capital

Fundada em 2009, a Vox Capital é a primeira e mais ativa gestora de investimentos de impacto no Brasil. Seu propósito é criar um mundo em que negócios são agentes de transformação social positiva. A Vox Capital faz isto através de investimentos em empresas que usam tecnologias inovadoras com potencial de transformar a sociedade, com foco nas áreas de acesso à saúde, educação e serviços financeiros. Desde então, a Vox Capital já lançou 2 fundos de investimento e está ativamente buscando empresas que se encaixem em seus critérios de investimento. A Vox Capital foi listada pelo quinto ano consecutivo na IA50, lista desenvolvida pela organização internacional independente Impact Assets para indicar as 50 empresas mais experientes do mundo em investimento de impacto. Saiba mais em www.voxcapital.com.br.

Sobre o Quintessa

O Quintessa existe para impulsionar o crescimento e estruturar a gestão de negócios de impacto. Fundado em 2009, trabalha por uma nova forma de fazer negócios e pelo sucesso de empresas que resolvem os desafios sociais e ambientais centrais do país. O Quintessa atua diretamente com empreendedores e seus times, por meio de programas de aceleração personalizados para cada negócio, prezando pela profundidade na atuação, pelo relacionamento próximo, de confiança e parceria, com o compromisso em entregar resultados relevantes e com excelência. Ao longo dos oito anos de experiência, identificaram e apoiaram negócios de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades inteligentes e inclusão. Saiba mais em www.quintessa.org.br.

Redação Kaleydos

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

1 comentário