Kaleydos

Makers estão usando baterias de notebook recicladas para armazenar energia renovavel

Hobbystas criam powerwalls caseiras capazes de armazenar mais energia do que as vendidas pela Tesla

O uso de energia solar e eólica para abastecer residências está aumentando. Principalmente com o surgimento de tecnologias como a Tesla Powerwall, baterias que armazenam a energia gerada por painéis solares para uso posterior. Contudo, esta solução não é acessível financeiramente a todos. Mas uma solução tem surgido: o uso de baterias de notebook recicladas para o mesmo fim.

Segundo o site Inhabitat, planos de powerwall do tipo Faça-Você-Mesmo tem sido compartilhadas online e centenas de pessoas já criaram as suas. Algumas delas, inclusive, são capazes de armazenar mais energia do que a solução da Tesla. E, garantem os makers, são tão seguras quanto.

Mas criar uma powerwall feita de baterias de notebook pode não ser tão simples assim. A maioria dos entusiastas recomenda usar 18650 baterias de lítio-íon em seus projetos. Se compradas novas, é um projeto que não sai barato. Se compradas de segunda mão, é possível economizar centenas ou até milhares de dólares. Mas, é claro, deve-se pensar também na economia que o projeto gerará no longo prazo, ao reduzir ou mesmo zerar o valor da conta de luz mensal.

Este é um bom exemplo de economia circular. Segundo Carl E. Smith, CEO da Call2Recycle, cerca de 95% das baterias de notebook nos EUA não são recicladas (e isso não deve ser muito diferente no Brasil) e vão parar no lixo. Porém, elas podem ser valiosas para a criação de novas soluções tecnológicas. É bem possível que ainda surjam empresas especializadas em criar powerwalls com baterias de notebook usadas, haja visto que coletá-las pode ser uma barreira para que a sua criação por mais consumidores.

Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode encontrar material no Facebook, Youtube e fóruns online.

Assista também o vídeo baixo:


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário