Kaleydos

Programa So+ma Vantagens arrecada 20 toneladas de resíduos recicláveis em Salvador

Iniciativa estimula bons hábitos da população na coleta e entrega de resíduos sólidos, em troca de premiações que impactam a sua vida

Recompensar cidadãos que doem seu lixo reciclável com um programa de vantagens, que oferece de cursos profissionalizantes a produtos alimentícios. Essa é a solução da startup SO+MA, sobre a qual já falamos na matéria sobre economia circular da série +imPACTO: Negócios & Propósito. A iniciativa, que já operava em São Paulo e Curitiba, chegou a Salvador em fevereiro de 2019 e inaugurou dois postos de coleta, em Periperi e Paripe, ambos no Subúrbio Ferroviário. Em poucos meses, apresenta resultados expressivos.

Apenas nesse primeiro semestre de 2019, o programa coletou 20 toneladas de resíduos recicláveis. E assim evitou a emissão de mais de 68 mil kg de CO2 e o consumo de 121 mil litros de água, além de representar a economia de 31 mil KWh de energia, o suficiente para abastecer 3.714 residências por um dia.

Tão importante quanto o impacto ambiental é o impacto social na comunidade. Por exemplo, a moradora Doralice do Nascimento se cadastrou no programa e passou a coletar resíduos recicláveis todos os dias. Em troca, conseguiu uma bolsa para o neto fazer um curso de informática. “Estou realizando um sonho, porque quero que ele cresça”, conta. Além dele, outros treze alunos fizeram cursos com os pontos do projeto. No total, mais de 1.000 moradores do Subúrbio já estão cadastrados.

É possível entregar itens como latas de alumínio, vidro, papelão, garrafa PET, sucatas de ferro e embalagens. Cada produto vale tem uma pontuação específica. Os pontos são cumulativos.

A iniciativa tem a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), além de apoio da Viva Schin. Em Salvador, o programa é gerido pela startup baiana SOLOS.

Confira a pontuação de cada item por quilo coletado

  • Lata de alumínio (cerveja, refrigerante) – 312
  • Papel e papelão (caixa de alimentos, caixa de remédios, jornais, papel ofício, revistas…) – 37
  • PET (garrafas de refrigerante, água, óleo, detergentes…) – 83
  • Plástico duro (embalagens de produtos de limpeza, tubo de cola, talheres plásticos, canetas, brinquedos…) – 99
  • Plástico mole (plástico bolha, sacolas de supermercado, pratos e copos…) – 88
  • Sucata de ferro (latas de conserva, leite condensado, peças de ferro, pregos) – 24
  • Embalagem longa vida (caixa de leite, sucos, chás, molho de tomate) – 24
  • Vidro (garrafas, potes de conservas, copos) – 10
  • Óleo de cozinha (óleo de soja, dendê e outros óleos usados) – 80
  • Eletrodomésticos completos (geladeira, fogão, CPU, outros) – 75

Sobre a SO+MA e a SOLOS

A SO+MA é uma startup que aposta em um programa de vantagens para incentivar as pessoas a doar o seu lixo reciclável e gerar desenvolvimento econômico local. Por meio de um sistema de pontuação online, todos os resíduos entregues são computados e transformados em pontos. Esses podem ser trocados por produtos alimentícios, itens de cuidados básicos, cursos, exames etc. Todo o material recebido é encaminhado para reciclagem por meio de cooperativas de catadores, que são capacitadas a gerenciar os pontos de coleta de maneira sustentável e lucrativa. Por meio de um sistema online, é possível rastrear e relatar todos os impactos positivos ambientais e sociais. Site.

A SOLOS é uma startup baiana que desenvolve soluções para reduzir o lixo das cidades. Através de tecnologias, a empresa torna acessível a adoção de novas práticas para tratamento de resíduos orgânicos e os recicláveis, plástico, papelão, vidro e metal. A empresa atua em diversas vertentes, oferecendo consultoria para empresas, atuando em projetos de educação socioambiental em escolas e pesquisando uma solução para tratamento de resíduos. É também a gestora do programa SO+MA Vantagens em Salvador.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

2 comentários