Do Sense-lab

Muitos conhecem o pica-pau vermelho da descolada marca de roupas carioca Reserva e percebem que existe algo de diferente em seu posicionamento e na mensagem que tenta transmitir. Mas a maioria das pessoas não conhece os bastidores de uma empresa com espirito e filosofia muito particular.

No livro Rebeldes Têm Asas, Rony Meisler, fundador do Grupo Reserva, conta sua história e a trajetória da empresa inspiradora que criou.

Trata-se de um manifesto ao poder que o inconformismo, a inquietude e uma visão inspiradora têm de criar coisas incríveis. É um testamento de que um capitalismo diferente é possível, onde empresas são movidas pelo propósito e por sua visão e onde o dinheiro é meio e não fim.

Em dez anos, Rony e seu amigo de infância e sócio Fernando Sigal conseguiram transformar uma ideia maluca e alguns protótipos de coleções de moda masculina em uma das marcas de roupa mais respeitadas do Brasil. Os dois empreendedores ignoraram as regras de seu setor e reinventaram muitas das velhas práticas do mercado de varejo de moda nacional.

Após 10 anos o Grupo Reserva chegou a 65 lojas próprias, 9 franquias, além de atender lojas 1.400 multimarcas revendedoras. Empreendedor idealista, Rony Meisler criou vários projetos socioambientais, como o Reserva 1p5p, que desde o lançamento já doou 8 milhões de refeições para quem tem fome no Brasil, e buscou sempre dar visibilidade e apoio a empreendedores sociais com projetos como o Rebeldes com Causa e a seção o Bem Sempre Vence da Revista Reserva.

Poucos livros conseguem retratar de forma tão clara e divertida a trajetória de empresas que aliam um propósito a resultados financeiros. A história dos “malucos” da Reserva deveria ser lido por todos aqueles que estão cansados dos modelos tradicional de gestão.

Com sua cultura de empresa onde a rebeldia é a regra, as relações são genuínas e o propósito é a bússola, a Reserva se junta a outras empresas de vanguarda como Patagônia, Whole Foods e Mercur, que com sua rebeldia desafiam os padrões de administração atuais.

Rebeldes têm asas. Rebeldes com causa voam alto!