Kaleydos

Rede mobiliza R$ 1,25 mi em 16 dias em plataforma de empréstimo coletivo

Da SITAWI Finanças do Bem

Em 16 dias, a Rede Dinheiro e Consciência mobilizou R$1,25 milhão a partir de 80  investidores para a Morada da Floresta, a Vela Bikes e o Impact Hub SP. Em sua primeira rodada, a plataforma de empréstimo coletivo trouxe a oportunidade de investimento em 3 negócios de impacto, aliando taxa justa para o empreendedor e retorno atrativo para o investidor.

A SITAWI acredita e está junto de mais essa inovação no campo das Finanças Sociais! Apoiamos a Rede Dinheiro e Consciência a realizar o seu programa de investimento coletivo, contribuindo para a democratização do investimento de impacto no país. A SITAWI participou da fase de análise das organizações, com apoio do edital Impulse, do ICE. Também fomos co-investidores, financiando parte do montante requerido pelos negócios de impacto na plataforma de empréstimo coletivo.

“Essa parceria contribui para dar significado ao dinheiro de investimento das pessoas, ao mesmo tempo em que torna mais abundante o fluxo de capital para negócios que têm o propósito de gerar impacto social e ambiental positivo. Trabalhamos juntos com a RDC para possibilitar essa experiência para empreendedores e investidores e provar que ela funciona, é viável e que pode ter um efeito multiplicador, semeando uma nova consciência no uso do dinheiro.”, comentou Andrea Resende, gerente de Finanças Sociais da SITAWI.

Essa parceria vai além da plataforma de investimento. Em setembro de 2018, a Rede Dinheiro e Consciência constituiu, em parceria com a SITAWI, um Fundo Filantrópico, que possibilita o recebimento de recursos por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas e o desembolso dos mesmos de forma rápida, flexível e eficiente, conferindo transparência às operações. Os recursos recebidos são direcionados exclusivamente para as atividades da Rede Dinheiro e Consciência que tem o compromisso de criar um banco baseado em valores no Brasil, inspirado na experiência do banco holandês Triodos Bank. Para isso, desde 2017 desenvolvem eventos que mobilizam as pessoas a pensar sobre o uso consciente do dinheiro. No ciclo de novembro, 14 eventos mobilizaram mais de 1600 pessoas, conseguindo levantar parte dos recursos necessários para a operação piloto da plataforma de empréstimo coletivo, mencionada acima.

Como um terceiro pilar da parceria, a SITAWI e a Rede Dinheiro e Consciência, em conjunto com a Casa Firjan, reuniram mais de 150 pessoas no Rio de Janeiro para uma reflexão sobre os ciclos conscientes do dinheiro. De que forma os indivíduos e as empresas estão se adaptando para ter processos de compra, investimento e doação conscientes e alinhados a valores? No encontro, em novembro, Joan Melé, economista catalão e ex diretor do Triodos Bank, inspirou a plateia com discurso voltado à consciência na relação que temos com o dinheiro historicamente e, no presente, como podemos agir para que essa relação esteja pautada nos valores que pregamos.

Para tangibilizar os tipos de dinheiro, o painel “Investimento, Doação e Consumo na Prática” contou com Tati Leite, da Benfeitoria, Gustavo Pimentel, da SITAWI, e Renato Paquet, da Polen, em um debate que envolveu os âmbitos pessoais e profissionais de cada um. O que podemos fazer enquanto indivíduos em nosso dia-a-dia e o que podemos fazer por meio das organizações em que trabalhamos? Foram trazidos exemplos de como podemos – e devemos – inserir a filantropia nos planejamentos financeiros individuais; de porque devemos nos tornar mais conscientes das nossas finanças e o questionamento de para onde vai e o que financia o dinheiro que investimos no banco; e como é possível ressignificar cadeias produtivas em busca do desenvolvimento sustentável. Confira as fotos do evento “Investimento, doação e consumo: o que seu dinheiro nutre?”

 


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário