Kaleydos

RumiX fabrica roupas de yoga a partir de grãos de café e cascas de caranguejo

Empresa usa resíduos sólidos para fabricar roupas de qualidade para praticantes de yoga; objetivo é evitar o desperdício de todas as maneiras

A empresa RumiX surgiu da preocupação de Melissa Chu que é praticante de Yoga e percebeu que as roupas que ela usava para a atividade não ambientalmente correta. Dessa preocupação veio a ideia de uma empresa que fabricasse roupas de Yoga com tecidos sustentáveis.

Melissa não estava interessada em algodão sustentável, orgânico, bambu ou qualquer. Sua decisão foi transformar o que seria considerado lixo em matéria-prima para os seus produtos, sendo este portanto um caso típico de economia circular.

Segundo ela:

Nós queremos pegar materiais que iriam parar em lixões ou nos oceanos e salvá-los, transformando-os em algo mais.

Para atingir seu objetivo, Melissa se tornou parceira da empresa taiwanesa Singtex, que usa uma combinação de grãos de café e garrafas plásticas para criar tecidos. Os funcionários da empresa visitam cafeterias para pegar os resíduos. As garrafas são transformadas em poliester e os grãos de café torrados são misturados ao material para fazer um fio. Uma camiseta, por exemplo, é feita de e xícaras de resíduos de café e 5 garrafas plásticas. A Singtex garante que todos os materiais não vão para lixões. Inclusive o óleo que é achado nos grãos é extraído e vendido para empresas de sabonete e cosméticos.

Agora Melissa está trabalhando com outra empresa para criar tecidos feitos de cascas de caranguejo. O material é feito de um chitin, um biopolímero. Cientistas na Bavária descobriram uma maneira de estrair chitin das cascas e usá-lo para vários objetivos, incluindo fabricar tecidos. O material é macio e possui qualidades naturais anti-bactericidas e anti-microbiana.

Em relação ao marketing da empresa, Melissa Chu foca não nos materiais, mas nos valores da marca: sentir-se bem e em paz consigo mesmo. A fabricação sustentável é um adicional que, segundo ela, alguns clientes valorizam, enquanto outros não. Então, ela foca em um design agradável para ganhar estes clientes e aos poucos os vai educando sobre a importância da moda sustentável.

Melissa também deseja ajudar outras empresas da moda a pensar em maneiras criativas de usar resíduos sólidos para criar roupas.

Segundo diz:

Nosso objetivo é reduzir o lixo de todas as maneiras que pudermos. Há muitas empresas criando tecidos realmente maravilhosos de coisas que nós iríamos apenas jogar fora.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário