Existem 4 compromissos essenciais que os negócios precisam cumprir para tornarem-se negócios que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente
Originalmente publicado pelo InovAtiva Brasil
Há um pouco de confusão por aí quando se fala em negócios de impacto. Muita gente confunde com filantropia ou com projetos sociais, mas a verdade é bem diferente. Negócios de impacto são negócios com um propósito social ou ambiental, que buscam resolver problemas complexos da sociedade, ao mesmo tempo que garantem sustentabilidade econômica da empresa. Simples, não?
Embora não seja um tema recente, a discussão sobre negócios de impacto tem ganhado cada vez mais fôlego, sobretudo porque muitas startups tem conquistado espaço nos noticiários com soluções que resolvem problemas de comunidades em ocasiões onde governos e filantropos não tem condições de atuar.
Este é um dos elementos de maior motivação dos empreendedores de impacto, encontrar oportunidades de negócios que ajudem a transformar e melhorar a vida das pessoas. Mas, ao mesmo tempo que temos bons exemplos de startups de impacto, ainda há uma necessidade muito grande por este tipo de negócio. O Brasil e o mundo, passam por desafios socioambientais que exigem soluções complexas e apenas recursos financeiros de governos não são suficientes para resolução destes problemas.
Startups podem resolver problemas sociais
Uma startup de impacto social que deseja realmente criar propósito precisa desenvolver negócios que reduzam a pobreza, diminuam a vulnerabilidade de pessoas e comunidades, além de propiciar o alcance do equilíbrio econômico sustentável. São desafios enormes, conforme afirmamos, mas são tarefas de crítica importância e urgentes na atual conjuntura de nosso país e do mundo.
Empreendedores que desejam ter sucesso com startups de impacto precisam criar modelos de negócio escaláveis e que vão além do que tem sido feito por empresas, governos e comunidades. Mas sabemos que a tarefa não é simples, afinal o próprio conceito ainda é difuso e mal interpretado.
Para resolver muitos problemas relacionados ao entendimento dos negócios de impacto a Força Tarefa de Finanças Sociais criou a Carta de Princípios de Negócios de Impacto. Este documento tem o objetivo de conceituar e parametrizar os Negócios de Impacto e assim possibilitar a construção de um diálogo qualificado sobre as oportunidades e os desafios do setor, mitigando desvantagens competitivas e potencializando os atributos dos negócios de impacto em relação aos negócios já estabelecidos no mercado tradicional.
Quais são os princípios que direcionam os negócios de impacto?
Conforme mencionamos, a Cartas de Princípios surgiu para nortear a implementação de negócios de impacto. Ela foi criada em meados de 2014 pela Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS) e define 4 princípios que os negócios de impacto precisam se comprometer:
Compromisso com a Missão Social e Ambiental. Um negócio de impacto precisa ter a missão socioambiental como parte do seu objetivo central, evidenciando como suas operações, produtos e serviços irão gerar impacto positivo neste contexto.
Compromisso com o Impacto Social e Ambiental Monitorado. Os negócios de impacto devem explicar como e por que esperam determinada mudança dentro da problemática que pretendem solucionar.
Compromisso com a Lógica Econômica. Um negócio de impacto deve se basear em um modelo de negócios voltado para a sustentabilidade financeira.
Compromisso com a Governança Efetiva. Os negócios de impacto devem considerar todos os atores do ecossistema como parte fundamental de seu desenvolvimento.
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Fonte da Imagem: Freepik