Kaleydos

Startup indiana transforma lixo em commodities

Conheça a Sashas Zero Waste, que retorna resíduos sólidos à cadeia produtiva da indústria e evita o desperdício

Uma startup indiana se destaca na economia circular, um conceito ainda relativamente novo na Índia (e no Brasil). Resumidamente, economia circular envolve trazer de volta para a cadeia produtiva o que os processos de produção tradicionais (a “economia linear”) descartaria como resíduos sólidos. Incluindo materiais difíceis de serem reciclados e processos inovadores de reciclagem e compostagem, que mantenham o valor de mercado do que antes seria considerado lixo.

O que a Sashas Zero Waste faz é tratar os resíduos sólidos como commodities, da mesma forma que se tratam grãos ou petróleo. Segundo Wilma Rodrigues, fundadora da Sahaas, há no mundo um interesse crescente por produtos reciclados. Segundo ela: “Arquitetos e construtoras procurando por materiais de construção sustentáveis vem a nós por estes produtos”.

Rodrigues explica ainda que:

“A economia circular é o coração do que nós fazemos. Nós ajudamos nossos clientes com a infraestrutura correta e com o treinamento necessário para segregar [materiais] na fonte; nós coletamos e pré-processamos todos os fluxos de lixo antes de direcioná-los às respectivas indústrias de reciclagem (…) e nós fechamos o ciclo ao vender produtos reciclados feitos deste lixo.

Para a Ellen MacArthur Foundation, processos circulares poderiam render mais de USD$ 624 bilhões por ano em economia de materiais até 250 – equivalente a 30% do atual PIB da Índia.

Leia a matéria completa no site da Forbes.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário