Kaleydos

Sistema B completa primeira Missão Econômica de Triplo impacto a Israel

Viagem permitiu conhecer o ecossistema de impacto israelense e gerar oportunidades comerciais

Do Sistema B. Tradução: Kaleydos.

31 pessoas de cinco países (Argentina, Chile, Brasil, Peru e México) participaram da primeira missão de Economia de Triplo Impacto, organizada pelo Sistema B e Muheres del Pacífico, que aconteceu entre 28 de abril e 4 de maio, em Israel.

Os objetivos dessa viagem foram conhecer o ecossistema de impacto social israelense, gerar oportunidades comerciais, compartilhar experiências, conhecer casos de empresas e entender os fatores-chave que levam à consolidação de um ecossistema sob a lógica de “empreender para o mundo.

Durante a semana, o grupo visitou universidades, centros de pesquisa e inovação, incubadoras de negócios, fundos de investimento, instituições públicas, organizações da sociedade civil e locais emblemáticos da cultura israelense.

Para Fernanda Vicente, fundador do Mujeres del Pacífico, a experiência gerou grandes aprendizados, como por exemplo: “a importância da diversidade para gerar inovação de triplo impacto, a importância do sentido de comunidade e do bem comum, com uma visão de que o que se gera não é apenas para um só, mas para toda a sociedade e um país completo”.

Também se destaca o uso da tecnologia: “lá todos aplicam a tecnologia: as grandes e pequenas empresas, o mundo público e privado”, que é algo que não acontece no Chile.

Fernanda ressalta ainda “a capacidade de viver em paz, com uma diversidade máxima de países, religiões, culturas e crenças. E com isso são capazes de conviver e trabalhar por um objetivo comum. É uma economia de características B que Israel teve que gerar por necessidade”.

Da sua parte, Indira Cichyda equipe do Sistema B Chile, que participou da missão, disse que “foi muito impressionante ver como pessoas de diferentes países da América Latina, sem nos conhecermos, conseguimos criar uma equipe com uma visão e objetivo comum, o que se manifestou em cada uma das atividades que realizamos e em que compartilhamos aprendizados e experiências que hoje temos que transmitir aos demais”.

Sobre a experiência do grupo, Fernanda ressalta que “mais do que uma missão comercial, foi uma experiência de vida para cada um dos que viajou. Ninguém voltou igual a como foi”. E ainda nos conta que para os israelenses foi alto distinto porque a proposta dessa missão comercial de triplo impacto, com pessoas de diferentes países da América Latina, buscatava também algo diferente e não apenas construir relações comerciais.

Essa missão de triplo impacto é a primeira do tipo, mas se soma ao trabalho realizado em conjunto pelo Sistema B e pela Mujeres del Pacífico com a missão comercial do ano de 2018, na Holanda.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário