Kaleydos

“Consegui um investidor para minha startup, e agora?” A importância do Smart Money!

Investimento com mentoria e consultoria de negócios vai aumentar a chance de sucesso da sua startup

Então você teve uma grande ideia de produto ou serviço, mas não tinha capital para lançá-lo no mercado. Usou a sua poupança e empréstimos de familiares e amigos para dar o pontapé inicial do seu negócio, mas um dia esses recursos se esgotaram. Então foi atrás de investidores profissionais e conseguiu levantar o capital de que precisava para dar seus próximos passos. E agora, o que fazer com esse dinheiro? Sem saber como utilizar bem o investimento recebido, não terá o resultado almejado. É nesse cenário que se mostra a importância do chamado smart money, ou dinheiro inteligente, em português.

Afinal, o que é smart money?

A expressão descreve investidores que, além de aportar capital em um negócio, oferecem outros diferenciais tão fundamentais quanto para o sucesso da startup. Em geral, acumulam larga experiência no setor em que o empreendedor atua e estão capacitados a atuar como seus mentores. Assim podem ajudá-lo a não cometer os mesmos erros que eles já cometeram no passado. Dependendo do seu expertise, podem auxiliar a startup em áreas como gestão, marketing, logística ou qualquer outra.

Esse tipo de investidor também pode oferecer outros benefícios inestimáveis. Como um forte networking junto a parceiros de trabalho e a clientes em potencial. Sendo ele mesmo um profissional ou empreendedor com larga experiência no mercado em que atua, será capaz de te apresentar aos melhores contatos que você já conheceu e abrir muitas portas.

Mentoria e um bom networking são mais importantes do que a quantidade de zeros no cheque

O smart money é importante tanto para o empreendedor quanto para o investidor. Sem mentoria e outras ações, o empreendedor pode usar mal o aporte de capital e desperdiçá-lo sem gerar os resultados de negócios almejados. Enquanto que o investidor poderá ter um retorno abaixo do esperado, ou mesmo nenhum. Ao contrário disso, esse misto de investimento e mentoria pode maximizar o ganho de todas as partes.

Por esse motivo, o empreendedor não deve se importar somente com a quantidade de zeros no cheque. O que ele mais deve ter em mente é o que o investidor pode agregar ao seu negócio. De preferência, deve procurar investidores que tenham experiência e competência em áreas em que o próprio empreendedor enfrenta dificuldades. Por exemplo, o empreendedor sabe tudo sobre como desenvolver novas tecnologias e produtos, mas entende pouco de gestão? Melhor procurar um investidor que seja expert nessa área. A sua mentoria será tão importante quanto o valor investido. Não é exagero dizer que, em muitos casos, o conhecimento do investidor será até mesmo mais importante do que o próprio aporte de capital.

Isso tudo não significa que o investidor estará presente no cotidiano da sua startup, nem que ele passará a mandar nos negócios e nas decisões a tomar. Mas poderá ser consultado sempre que necessário, nas situações em que o seu conhecimento e a sua experiência fizerem a diferença.

Quem oferece smart money?

O smart money pode vir de um investidor pessoa física, como um investidor-anjo. Também pode vir de fundos de investimentos, que ofereçam um programa de mentoria e outros benefícios, como uma estratégia para maximizar o seu retorno futuro. Outras organizações de apoio ao empreendedor, como incubadoras e aceleradoras de negócios podem fazer o mesmo. É o caso da Kaleydos, que oferece um programa de desenvolvimento de negócios e investimento para cada startup de impacto apoiada, atendendo às necessidades específicas do empreendedor. Clique aqui para saber mais sobre nossa atuação.

Mas como encontrar o seu investidor smart money? O mais provável é que ele procure você. A melhor maneira de fazer isso acontecer é expandir a sua rede de contatos e criar boas conexões no seu setor. Investidores profissionais estão sempre procurando por novas oportunidades e não querem desperdiçar qualquer chance. Tornar-se conhecido no mercado e sempre apresentar sua solução te ajudará a entrar no radar de investidores adequados ao seu negócio e que tenham a oferecer a ajuda de que você precisa para crescer até, quem sabe?, se tornar um novo unicórnio.

Para saber mais

Smart Money: Como encontrar um bom sócio investidor?


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.