Kaleydos

Startup cria rede de ajuda colaborativa para salvar vidas

Plataforma surgiu para prestar auxílio em casos de emergência e já oferece soluções para órgãos de segurança pública

Da Agência Sebrae de Notícias

O aumento das ocorrências de violência contra a mulher ocorridas em 2014 na região da Unicamp, na cidade de Campinas (SP), instigou jovens empreendedores a desenvolverem uma solução capaz de conectar digitalmente pessoas próximas que podem se ajudar em situações de risco, gerando uma segurança colaborativa. Assim, foi lançada em 2016 a NEARBEE, uma startup que nasceu de um projeto social e se viabilizou se transformando em um negócio de impacto alinhado ao 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU), que é promover paz, justiça e instituições eficazes. Desde 2015, o Sebrae é parceiro da ONU no fomento aos negócios de impacto social e ambiental. 

A rede com a qual as pessoas se conectam é a “NEARBEE ajuda e proteção”, desenvolvida como plataforma de colaboração entre vizinhos e pessoas que estejam próximas umas das outras em grandes eventos, ou mesmo na rua. Por meio do aplicativo instalado no smartphone é possível pedir ajuda em caso de emergência para outros usuários. “O que aconteceu depois disso, e que não esperávamos, foi a oportunidade de desenvolver soluções oficiais para as secretarias de segurança, criando canais de chamados emergenciais para a comunidade surda, que não consegue realizar uma ligação telefônica, e canal de socorro prioritário a mulheres protegidas pela lei Maria da Penha”, conta Felipe Fontes, CEO e criador da NEARBEER.

Foi aí que nasceu a linha de soluções focadas nos governos locais para atendimento ao cidadão. As parcerias público-privadas originaram serviços de utilidade pública como o app “EmergenciaRJ”, no Rio, e o “TeclaSamu”, em Campinas. As soluções para o governo oferecem atendimento digital, facilitam a identificação imediata e localização exata da ocorrência por meio do GPS do usuário. Podem ser utilizadas em caso de sequestros relâmpagos, assaltos, acidentes em áreas remotas, ataques fulminantes de saúde, e todo tipo de dificuldade. O NEARBEER registra uma média de 30 chamados por dia, realizados pelo aplicativo, à polícia do Rio de Janeiro. Variam de violência doméstica a denúncias em situações nas quais não é conveniente realizar uma ligação. Além do Rio, outros estados estão em fase de negociação para aderirem ao sistema de chamado digital.

“A NEARBEE ainda está no meio de um caminho, com certeza auxiliou pessoas em situações críticas. Mas acreditamos que podemos fazer muito mais e estamos desenvolvendo coisas incríveis como o ‘Primeiro Socorrista Integrado’, uma ferramenta que conecta um socorrista habilitado que estiver próximo a um chamado para o SAMU, reduzindo o tempo de chegada de 35 minutos para menos de 5 minutos, podendo salvar vidas em casos como parada respiratória e muito mais”, adianta Fontes. Somando todas as soluções, a NEARBEER possui mais de 50mil downloads em usuários ativos, aptos a pedir ajuda em uma situação emergencial. Ao longo desses anos, a startup venceu importantes premiações como a Connected Smart Cities de melhor solução para cidades inteligentes do Brasil; Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, Concurso Rio Apps Cidade Olímpica e prêmio WSA Mobile Brasil, da ONU.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário