Kaleydos

Startup que conecta doadores de sangue a hemocentro faz captação

A Nosso Sangue convoca doadores de cada tipo de sangue para hemocentros com baixa no estoque. É a doação certa, na hora certa

Há pouco mais de um ano, a Nosso Sangue tomava forma. A startup constrói uma base de cadastro de doadores e tem acesso ao estoque do banco de sangue no hemocentro. Quando algum hemocentro registra a baixa no estoque de um tipo específico de sangue, convoca doadores que possuem apenas aquele tipo específico de sangue. A Nosso Sangue está captando R$ 800 mil no formato de equity crowdfunding realizado via Broota. O ticket mínimo de doação é de R$ 500 e a participação oferecida é de 25%.

A Nosso Sangue traz uma solução única para todos os hemocentros no Brasil, que enfrentam, durante todo o ano, estoques instáveis. É uma situação delicada: com as campanhas de incentivo de doação de sangue, os estoques ficam cheios. Um fator que complica essa equação é que o sangue é um produto perecível – ou seja, possui uma data de validade. E ela é curta: as hemácias sobrevivem, no máximo, 42 dias, enquanto as plaquetas duram de 3 a 5 dias. Quando há uma oferta muito grande para a demanda, acontece o desperdício de um produto vital.

O desperdício é sentido com grande pesar porque, em outros casos, a carência do sangue é muito grande. Por isso, a plataforma da Nosso Sangue calcula o ideal de estoque e busca equilibrar quaisquer diferenças. Por isso, ao invés das pessoas doarem o sangue que talvez não seja prioridade naquela hora, elas são convocadas e fazem a doação certa, na hora certa.

Continue lendo no StartSe

Foto: Visual Hunt

Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário