Kaleydos

Startups fundadas por mulheres levantaram só 2,2% dos investimentos

Na tentativa de mudar essa realidade, organizações como a All Raise surgiram para dar orientação para as empreendedoras

Nos Estados Unidos, as startups levantaram um total de US$ 96,7 bilhões em 2018, um número que deve ultrapassar US$ 100 bilhões antes do final do ano, afirma o TechCrunch. Ao mesmo tempo, as empresas fundadas por mulheres levantaram apenas 2,2% desse total, apesar dos esforços de igualar o cenário para empreendedoras mulheres.

Essa estatística pode soar familiar, uma vez que é exatamente a mesma quantidade de capital arrecadada por uma única fundadora mulher ou por um time inteiro feminino no ano passado, de acordo com o PitchBook. Esse número se tornou mais do que uma amostra do mercado, mas uma denúncia de um problema que não é de hoje: empreendedoras arrecadam muito menos capital privado do que seus colegas homens.

Na tentativa de mudar essa realidade, organizações como a All Raise, por exemplo, surgiram para dar orientação para as empreendedoras. Ainda assim, o problema está mais embaixo. Atualmente, menos de 10% dos tomadores de decisão nas empresas de capital de risco são mulheres e 74% das firmas americanas de capital de risco não têm investidores do sexo feminino. Até que esses números comecem a se transformar, é provável que haja pouco progresso no fechamento da lacuna de financiamento.

Continue lendo no StartSe


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário