Kaleydos
tecnologia em negócios de impacto

Por que adotar inovações tecnológicas em seu negócio de impacto? A gente explica!

Quer escalar o seu negócio e criar soluções eficientes para problemas socioambientais complexos? Conheça as tecnologias emergentes que podem te ajudar

Como todos sabem, o mundo é cada vez mais tecnológico e o contexto dos negócios é profundamente afetado por isso. Não se obtém mais sucesso sem investir em inovações tecnológicas. Isso inclui os negócios de impacto social. Empreendedores de impacto devem acompanhar as tendências em tecnologia e entender quais deve adotar para gerar transformação socioambiental e sustentabilidade financeira para a sua startup.

O 2o Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, lançado pela Pipe Social em março de 2019, aborda o tema. O estudo mapeou quais são as inovações tecnológicas mais usadas por negócios de impacto brasileiros. Baseado no relatório, nesta matéria explicamos quais são as vantagens, para o empreendedor de impacto, de investir em soluções tecnológicas para a sua startup. Também explicamos o que é cada uma das tecnologias mapeadas pelo Mapa, damos um exemplo de startup que as adotam e sugerimos leituras para aprofundamento em cada uma.

Boa leitura!


Este é um conteúdo da série:

+imPACTO: Negócios & Propósito


Por que investir em soluções tecnológicas para a sua startup de impacto social?

Gerar soluções novas e melhores para problemas antigos

Se um desafio social ou ambiental é antigo e persistente, isso significa que as soluções antigas não funcionam e a inovação é necessária. Isso pode incluir a inovação tecnológica, que permite gerar novos produtos e serviços que mitiguem problemas socioambientais de maneiras inovadoras e melhores.

Além disso, segundo o Mapa, “uma das crenças dos especialistas em tecnologia emergente é da sua capacidade de resolver e escalar soluções para problemas socioambientais cada vez mais complexos”.

Reduzir custos e escalar

Um dos principais motivos para se abraçar inovações tecnológicas é aumentar a escalabilidade do seu negócio. Soluções tecnológicas podem permitir que o empreendedor alcance novos mercados e aumente o seu faturamento, sem elevar proporcionalmente os seus custos.

Democratizar soluções socioambientais

Tecnologias que permitem escalar soluções socioambientais permitem que elas sejam democratizadas, atingindo um público mais amplo, incluindo a chamada Base da Pirâmide e pessoas em vulnerabilidade social. Um bom exemplo disso é o uso de drones, abordado mais adiante nesta matéria.

Permanecer relevante

A evolução tecnológica é contínua e quem não se atualiza fica obsoleto e perde espaço do mercado até sumir. O empreendedor que não usar tecnologias modernas em seu negócio terá que rever seus serviços, produtos e modelos de negócios no futuro.

Negócios que adotam inovações tecnológicas tendem a atrair mais investimento

Investidores profissionais entendem muito bem a importância do uso da tecnologia por uma startup. Por isso, os negócios de impacto que se apoiem em tecnologias de ponta terão mais chance de obter aporte de capital para as suas operações.

Por exemplo, em entrevista para a Kaleydos, Daniel Izzo, CEO da Vox Capital (primeiro fundo de investimento brasileiro especializado em negócios de impacto), explicou que um dos critérios que o fundo adota para selecionar startups nas quais investir é fazer “uso de tecnologias que possibilitem escalar o uso da solução”.

É fato conhecido que o uso de tecnologia tende a gerar mais retorno do investimento, tanto para os investidores como para os empreendedores.

Conheça as tecnologias usadas por negócios de impacto

A seguir você conhecerá as inovações tecnológicas mais adotadas pelas startups mapeadas pela Pipe Social. Para cada tecnologia, será apresentado a sua definição, saberá quantos negócios mapeados a adotam, conhecerá um caso de sucesso e receberá uma sugestão de leitura para se aprofundar no tema.

Big data

Esse termo descreve o grande volume de dados que inunda organizações cotidianamente. Os dados são analisados por softwares em busca de insights que levem, por exemplo, a melhores decisões e ações estratégicas de negócios e governos.

Relevância: Usada por 27% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: Diagonal Transformação de Territórios

A Diagonal é uma empresa brasileira de consultoria para diversos setores da economia, governos e instituições do terceiro setor, que fomenta políticas públicas e de sustentabilidade em territórios. Entre outras atividades, atende comunidades favelizadas   e comunidades em áreas de risco e usa a ciência de dados para melhorar a qualidade de vida de comunidades de baixa renda. Saiba mais.

Para saber mais: Big Data para negócios de impacto social.

Biotech

É a manipulação (por meio de engenharia genética) de organismos vivos ou de seus componentes para criar produtos (como culturas resistentes a pragas, novas cepas bacterianas ou novos produtos farmacêuticos). No caso de impacto, novos materiais biodegradáveis, produção de alimentos com baixo impacto ambiental e até mesmo cura e tratamento de doenças genéticas.

Relevância: Usada por 14% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: BioCellTis

A startup desenvolveu uma pele artificial para testes de cosméticos, que dispensam testes em animais. Denominada CellFateRHE, a pele é constituída de células da epiderme retiradas de cirurgias plásticas e responde a testes de radiação solar, envelhecimento, estresse e irritação. Saiba mais.

Para saber mais: Biotech: o que significa, afinal?

Blockchain

Forma de armazenamento e registro compartilhado de dados, muito conhecida pela moeda Bitcoin (primeira moeda a usar a tecnologia). A tecnologia se tornou atraente por seu nível inigualável de segurança. A forma mais fácil de visualizar é pensar numa cadeia de blocos de dados que são checados por consenso em todos os computadores ligados àquela blockchain. Em cada bloco, existe todo tipo de dados, desde quem enviou criptomoedas para determinado receptor até registros de posse de terras. Suas implicações mais comuns são moedas digitais e sistemas de pagamento, privacidade on-line, contratos inteligentes, propriedade inteligente, registro descentralizado e muito mais.

Relevância: Usada por 8% dos negócios mapeados.

Quem usa: Mudamos+

Propõe-se a solucionar a dificuldade em se aprovar projetos de iniciativa popular. O maior desafio é o elevado número de assinaturas necessárias para que o projeto seja aceito pela Câmara dos Deputados. São cerca de 1,5 milhão de assinaturas, representando 1% do eleitorado, distribuídos em pelo menos cinco estados, com a adesão de no mínimo 0,3% dos eleitores de cada estado. Outro desafio é a possibilidade de fraude na coleta de assinaturas. Como verificar e garantir que todos os dados são verídicos?

O Mudamos+ é um aplicativo para criação e assinatura de projetos de lei de iniciativa popular de forma segura e simples. Promete ser mais seguro do que o registro em papel, justamente por usar a blockchain para verificar as assinaturas. Para garantir a veracidade dos dados, cada cidadão deve informar data de nascimento, CPF e título de eleitor. Ainda é possível rastrear o celular dos usuários via IMEI, número atrelado a cada aparelho.

Para saber mais: Blockchain: o que é e por que você deveria adotá-la em sua startup

Chatbot

É um programa de computador ou uma inteligência artificial que conduz uma conversa via métodos auditivos ou textuais. Esses programas são freqüentemente projetados para simular um ser humano em uma conversação. Chatbots são normalmente usados em sistemas de diálogo para atendimento ao cliente ou aquisição de informações.

Relevância: Usada por 12% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: PopFisio

Rede de clínicas de fisioterapia de baixo custo em locais de grande fluxo, com agendamento online, prontuário integrado e plataforma eletrônica conectando profissionais e usuários.

Para saber mais: Chatbot: o que é, quais são as suas as vantagens e como usar na sua empresa

Drones

Veículos aéreos não tripulados sem um piloto humano a bordo, mas com um controlador terrestre e um sistema de comunicação entre eles. Na área de impacto, por exemplo, são usados para registro de imagem de florestas, agronegócios e até a entrega de medicamentos e conexões wifi ou apoio em desastres.

Relevância: Usada por 5% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: Zipline

Na área rural da África, 83% da população não têm acesso a atendimento médico e entregar suprimentos médicos é praticamente impossível devido à infraestrutura local. A Zipline utiliza drones para entregar medicamentos e outros suprimentos necessários em locais difíceis de chegar por via terrestre. Saiba mais.

Para saber mais: O que é drone e para que serve? Tecnologia invade o espaço aéreo

Energias renováveis

São energias geradas por recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável – por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.

Relevância: Usada por 20% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: Insolar

No Rio de Janeiro, a startup Insolar gera duplo impacto – ambiental e social – ao levar energia solar para a comunidade de Santa Marta. O processo é simples: a empresa instala sistema fotovoltaicos para corporações de todo o país e parte dos lucros é revertido para um fundo que subsidia a instalação de sistemas similares em casas, associações e pequenos negócios na comunidade. Positivo para o meio-ambiente, com a redução da pegada carbônica. E positivo para a população beneficiada, que gasta menos dinheiro com o fornecimento de energia elétrica.

Para saber mais: Energia solar: grandes oportunidades para negócios de impacto

Impressão 3D

Também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Na área de impacto, apoiam empreendedores no teste de soluções assim como produzem objetos sem resíduos ou feitos a base de materiais recicláveis, por exemplo.

Relevância: Usada por 5% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: PassivDom

Na Ucrânia, essa startup adota a impressão 3D para produzir a maior parte das peças de pequenas residências sustentáveis, que são equipadas com painéis solares, possuem bateria que armazena energia solar e isolamento térmico, que reduz a necessidade de ar condicionado ou aquecedores. E o mais surpreendente: levam-se apenas 8 horas para imprimir uma casa inteira. Saiba mais.

Para saber mais: O que é impressão 3D? Conheça a tecnologia de impressoras 3D!

Inteligência Artificial

IA é um campo de estudo complexo que determina maneiras de projetar um computador, um robô controlado por computador ou um software que pensa de maneira inteligente, da mesma forma que os humanos são capazes de pensar. Inclui muitas disciplinas, inclusive aquelas que estudam cérebro humano, aprendizagem, capacidade de decisão e comportamentos para resolução de problemas etc.

Relevância: Usada por 26% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: Kukak

Usa IBM Watson (IA desenvolvida pela IBM atualmente usada como uma “plataforma para negócios cognitivos” e usado por uma grande quantidade de empresas em todo o mundo) para oferecer diversos produtos e serviços. Entre eles, a Kukac Student, que permite entender as competências e habilidades dos alunos de uma escola a partir do conhecimento da sua personalidade. Dessa forma, é possível melhorar os métodos pedagógicos individualmente, aumentar o desempenho do aluno e evitar a evasão escolar.

Para saber mais: Inteligência Artificial: o que é e como pode ajudar negócios de impacto

Internet das Coisas

Também conhecida por IoT, abreviação de Internet of Things. O conceito de conectar qualquer dispositivo com a Internet ou conectá-los uns aos outros, podendo levantar dados e trocar informações. Estes podem estar em celulares e fones de ouvido ou em máquinas de lavar roupa, cafeteiras, carros e sinais de trânsito, por exemplo.

Relevância: Usada por 22% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: VibEye

Startup que desenvolve soluções tecnológicas para auxiliar a mobilidade de pessoas com deficiência visual. Sua plataforma integra um dispositivo para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual e um aplicativo para facilitar a mobilidade de todos os pedestres. Um de seus produtos é o Vibsense, um conjunto de bengala com pulseira vibratória, capaz de identificar obstáculos acima do nível da cintura.

Para saber mais: Internet das Coisas: o que é IoT e os maiores exemplos de onde podemos encontrá-la

Moedas virtuais ou criptomoedas

São formas de dinheiro digital utilizado em mercados tradicionais ou comunidades locais para troca de serviços/produtos. São projetadas para serem seguras, criptografadas e, em muitos casos, anônimas.

Relevância: Usada por 7% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: Moeda

Essa startup brasileira adota blockchain e uma moeda digital para aumentar o acesso a crédito e proporcionar mais transparência ao processo. Fundada em 2017 após vencer um hackaton promovido pela ONU, sua ICO levantou US$ 20 milhões. Parte desses recursos foi transferido a um fundo rotativo, com a finalidade de realizar investimentos de impacto social. Em janeiro de 2018, a startup anunciou o investimento de US$ 1,5 milhão em 18 projetos de empreendedores de áreas rurais. Saiba mais sobre o Moeda.

Para saber mais: Criptomoedas: o que são e como funcionam?

Realidade mista

Esse conceito é mais conhecido quando se une dois tipos de tecnologias na mesma solução como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

Relevância: Usada por 8% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: AWA – AnnuitWalk Accessibilities

A AWA desenvolve um conjunto de soluções inovadoras (de apps a smart glasses) que integra TA/IoT/Wearables/AI/SmartCities para inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência nas cidades/sociedade. Saiba mais

Para saber mais: Entenda a diferença entre Realidade Virtual, Aumentada e Mista

Robótica

É o estudo de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas, com circuitos integrados, que torna possível controlar automaticamente, por circuitos elétricos, sistemas mecânicos motorizados. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido, de modo geral, êxito em questões como redução de custos e aumento de produtividade. Além de estar presente em soluções de impacto voltadas, por exemplo, a mobilidade urbana, inclusão de pessoas com deficiências e acessibilidade em geral.

Relevância: Usada por 3% dos negócios de impacto mapeados.

Quem usa: AMP Robotics

Nos EUA, a AMP Robotics desenvolve robôs coletores de lixo reciclável. Para “ensinar” esses robôs a distinguir diferentes materiais, seu sistema de inteligência artificial é alimentado por milhões de imagens, de logos a formatos de caixas e plásticos tingidos. Dessa forma, são capazes, por exemplo, de distinguir tubos de chantilly e potes de iogurte de plásticos limpos. Podem ainda separar materiais que tenham o logo de uma marca especificada.

Além disso, o sistema Robotics é capaz de monitorar que materiais estão sendo efetivamente reciclados. E assim geram insights sobre onde é possível implantar melhores sistemas de coleta. Saiba mais.

Para saber mais: O que é robótica e por que você precisa se importar?

Sua startup adota soluções tecnológicas inovadoras e precisa de apoio? Entenda o que fazer

Se você busca apoio para o seu negócio de impacto se fortalecer e escalar, há algumas atitudes que podem ser tomadas.

Uma é apresentar o seu negócio à Kaleydos por meio deste formulário. A Kaleydos, iniciativa do Instituto Jatobás, é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Busca e seleciona startups de impacto em estágio inicial, alinhadas a um ou mais ODS, com potencial de viabilidade e escalabilidade, impacto socioambiental mensurável e modelos de negócios inovadores. Saiba mais aqui.

Outra é cadastrar a sua startup na Pipe.Social, a maior vitrine de negócios de impacto socioambiental do Brasil. Você ganhará visibilidade entre investidores, aceleradoras, marcas, fundações, governos, mentores, investidores anjo, mídias e potenciais parceiros.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.