Kaleydos

Café em São Paulo adota modelo de negócio social e abre oportunidades a trabalhadores da periferia

Dentro do hotel Ibis Budget, na Rua da Consolação, São Paulo, funciona um negócio de impacto social. É o Trampolim Startup Café, que contrata como funcionários pessoas indicadas por ONGs que atuam na periferia da capital ou em cidades da Grande São Paulo. Assim, geram oportunidades de trabalho a quem tem mais dificuldade de arrumar um bom emprego. O café também funciona como um espaço de coworking.

O site Pequenas Empresas, Grandes Negócios publicou uma boa matéria sobre o case. Leia um trecho:

Para começar, ninguém mandou currículo, todos os indicados pelas ONGs enviaram vídeos de um minuto falando sobre sua própria vida e sonhos. Carolina [Lisboa, sub-gerente do hotel] conta que eles buscavam pessoas que trouxessem para eles o que tinham de vida, a história da pessoa, o brilho no olho e a vontade de dar certo.

(…)

Setenta por cento dos itens oferecidos pelo café são preparados por nano fornecedores, geralmente MEIs familiares. Carolina conta que eles colocam placas de identificação em todos os produtos, mostrando para os clientes quem produz, e caso a pessoa se interesse, ela pode comprar diretamente do fornecedor.

A matéria menciona ainda o 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, lançado pela Pipe.Social em junho de 2017 (a segunda edição do mapa está sendo formulado, saiba mais aqui):

Segundo um levantamento feito em 2017 com 579 negócios com esse perfil em todo o Brasil, 70% já estão formalizados, 40% foram criados há menos de 3 anos, 63% se concentram no Sudeste e, deste total, 43% estão no estado de São Paulo.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário