Kaleydos

Triciclos, Empresa B que valoriza resíduos e dados da sua gestão, foi premiada em Davos

Originalmente publicado pelo portal de notícias chileto Diario Financiero e pelo Sistema B. Tradução: Kaleydos.

O Fórum Econômico Mundial (WEF em sua sigla em inglês), que este anos teve como foco a revolução industrial e o mundo globalizado 4.0, deixou uma boa notícia para o Chile: a Empresa B Triciclos obteve o prêmio “The Circulars 2019” na categoria “DellaGood“, um dos prêmios mais prestigiosos de economia circular do mundo.

“Nos colocaram como uma referência global e isso nos fez pensar que estamos indo na direção correta e que o Chile tem muito mais a oferecer nesta matéria”, afirmou Gonzalo Muñoz, fundador e CEO da Triciclos Latam, na Suíça.

A Triciclos nasceu há 10 anos como uma empresa dedicada à instalação e gestão de pontos limpos de coleta de lixo na Região Metropolitana. Hoje se define como uma empresa de engenharia em economia circular, que facilita que os resíduos que são recuperáveis voltem às cadeias produtivas com rastreabilidade, incorporando trabalhadores de reciclagem e educação ao consumidor. Contam com 80 pontos limpos de Arica a Castro (a metade da RM) e estão presentes na América do Sul.

Há uns cinco anos, notaram que poderiam gerar informações valiosas a operação de pontos limpos. Sob a premissa de que “o lixo é um erro de design”, começaram a usar os dados gerados para ajudar as empresas a melhorar os designs de suas embalagens, na etapa em que “se pode corrigir o erro”, comena Muñoz.

Criaram um software, IR, que permite uma empresa determinar se suas embalagens são recicláveis ou não, o que está fazendo com que grandes companhias questionem seu modelo de negócio para gerar o menor impacto possível, disse Muñoz.

“Somos uma empresa que nasceu especialmente como hardware, concreta, e hoje estamos convertendo a informação em uma ferramenta digital que é usada por grandes companhias da região, inclusive governo, não apenas para políticas públicas, mas também para aperfeiçoar os designs das embalagens e dos produtos”, afirma.

A incorporação da tecnologia para analisar os dados lhes permitiu gerar uma nova unidade de negócio com que estão assessorando diversas empresas a nível regional.

Prêmio global por votação popular

“The Circulars 2019’” é uma iniciativa organizada pelo WEF e pelo Fórum de Jovens Líderes Globaisque reconhece organizações ou indivíduos que impulsionam a redução do uso de matérias-primas e a geração de desperdícios.

Participaram 437 empresas de 45 países e um grupo de especialistas globais selecionou os seis finalistas dos países (além do Chile, Holanda, Índia e Inglaterra, sendo o Chile o único latinoamericano nesta etapa). O ganhador foi eleito por votação popular, em que milhares de pessoas de todo o mundo votaram pela internet na empresa chilena.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário