New Era Energy cria um mecanismo para fazer a compensação de emissões de carbono por transação em qualquer blockchain

A tecnologia Blockchain tem sido considerada uma das mais revolucionárias dos tempos atuais. Mais conhecida por formar a infraestrutura de criptomoedas como o Bitcoin, tem sido usada para diversos outros fins. Inclusive para ajudar negócios a gerar impacto social positivo, como mostramos nesta matéria. Contudo, nem tudo são flores e uma forte crítica à Blockchain são as altas emissões de carbono geradas pelo seu uso. Por exemplo, estima-se que uma transação por Bitcoin gere 500 quilos de dióxido de carbono.

Para saber o que é Blockchain e seus usos em negócios de impacto, leia esta matéria produzida em parceria com a Pipe Social.

Como é comum acontecer, a solução para os problemas da tecnologia pode estar na própria tecnologia. A startup New Era Energy, sediada em Singapura, pretende zerar as emissões carbônicas das blockchains usando, veja só uma Blockchain. É o Carbon Grid Protocol, cujo objetivo é ajudar outras blockchains a compensar as suas emissões.

A New Era Energy planeja abrir os mercados de créditos de carbono, ao torná-los mais transparentes e responsáveis, e ao mesmo tempo ao tornar desnecessária a presença de intermediários, como fundos e corretores. O objetivo é criar um mecanismo de compensação por transação. Para isso é necessário ser capaz de rastrear cada transação, o que é justamente o que a Blockchain possibilita.

Por enquanto, a startup está focadno em outros negócios baseados em Blockchain, uma vez que suas transações já são fáceis de rastrear e tendem a gerar uma pegada carbônica relativamente alta. Mas em um segundo momento, seria possível fazer o mesmo com qualquer negócio, mesmo os que não adotam esta tecnologia.

A New Era Energy tem o apoio da ONU. O Carbon Grid Protocol é o primeiro projeto da Ásia a ser parte do Climate Chain Coalition, uma iniciativa baseada em Blockchain apoiada pelas Nações Unidas.

[mks_button size=”large” title=”Para saber mais, leia a matéria completa no GTM (em inglês)” style=”squared” url=”https://www.greentechmedia.com/articles/read/the-startup-aiming-to-wipe-out-blockchains-carbon-footprint#gs.cfcY4qQ” target=”_blank” bg_color=”#000000″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]


Foto: wuestenigel em Visualhunt / CC BY