Do site Negócios de Impacto Social

E se pudéssemos reunir, em um só lugar, todas as iniciativas focadas em equidade de gênero e empoderamento de mulheres atuantes no Brasil? Desta forma, talvez, além de facilitar o acesso do público interessado, organizações poderiam, prontamente, se encontrar e organizar movimentos com poder e impacto. Tendo em vista essa percepção, a proposta da Plataforma UNA almeja potencializar os resultados e as atividades desse ecossistema, possibilitando uma visão sistêmica que desenvolve conexões e gera conhecimento sobre o tema.

Uma parceria da ONU Mulheres, Womanity Foundation e Instituto C&A, o projeto funciona como um mapa on-line estratégico, interativo e vivo, atualizado em tempo real, e abrange empresas, ONGs, núcleos de universidades, governo, coletivos etc. Na fase de implementação, foram inseridas 388 iniciativas, e já é possível fazer novos cadastros.

“O ativismo das mulheres brasileiras e a capacidade de articulação em rede têm sido decisivos para fazer avançar os direitos das mulheres no Brasil. A Plataforma UNA registra parte dessa mobilização e, ao levá-la para a internet, tem a possibilidade de tornar possíveis conexões virtuais e reais entre mulheres e outros agentes importantes para a promoção da igualdade de gênero”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, em reportagem publicada no site da organização.

O ecossistema contempla uma diversidade de áreas de atuação que foram agrupadas em 17 grandes temas na plataforma. São eles: Arte e Cultura; Ciência e Tecnologia; Democracia e Participação Política; Educação e Formação; Empoderamento Econômico; Enfrentamento à Violência; Equidade e Condições de Trabalho; Esportes; Direitos dos povos indígenas; População LGBT; Masculinidades; Meio Ambiente; Segurança Alimentar e Agricultura;  Mídia e Comunicação; Direito à Moradia; Igualdade Racial; Paz e Segurança Pública; e Saúde e Bem-Estar.

A Plataforma UNA foi desenvolvida por IBEAC, ponteAponte, WomenWho Code, UFRPE e Demarest Advogados. O projeto tem parceria com J. Walter Thompson Brasil, BrazilFoundation, Blossom, Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.

Interessados em fazer parte da UNA podem se cadastrar no link abaixo. A Plataforma busca parceiros cujas iniciativas tenham como missão a igualdade de gênero e a soma das forças para criar sinergia e avançar juntos, se conectando com quem está transformando a sociedade. http://www.u1na.org/site