Kaleydos

Vidro transparente gera energia solar para residências

Tecnologia desenvolvida por universidade americana não traz impacto visual a residências que a adotarem

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de receptor feito de vidro, que gera eletricidade para residências. Basta colocá-lo na janela para que ele capte energia solar e abasteça a casa. Uma das vantagens da tecnologia é estética, uma vez que não altera o aspecto da casa, ao contrário, por exemplo, de painéis solares, que não agrada a todos. Segundo Richard Lunt, coordenador do estudo,  dispositivo também pode ser usado em aparelhos celulares.

O site The Greenest Post explica o funcionamento da tecnologia:

(…) o sistema de recepção e armazenamento de energia solar implementado no dispositivo utiliza pequenas moléculas orgânicas, desenvolvidas pelo professor Lunt e sua equipe, para absorver comprimentos de onda (específicos e não visíveis) de luz solar. A grande sacada é que essas moléculas podem ser ajustadas para não absorver ou emitir luz no espectro visível – ou seja, parecem excepcionalmente transparentes a olho humano.

O produto ainda está em fase de protótipo e Lunt estuda uma maneira de torná-lo financeiramente acessível.


Com informações do The Greenest Post.

Redação Kaleydos

Use nosso conteúdo:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, exceto quando especificado em contrário ou nos conteúdos replicados de terceiros.
Caso use nosso conteúdo, avise-nos para receber nossa gratidão! Entre em contato.

Faça um comentário

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail  *
Nome 
Sobrenome 
Organização 
Cargo 
*Campo obrigatório