Kaleydos

Zero desperdício: empresa transforma cascas de laranja em copos por impressão 3D

As cascas da fruta são transformadas em bioplástico, que pode ser moldado em diversos produtos

O princípio fundamental da economia circular é que não existe lixo. O que usualmente se chama de resíduo sólido é, na realidade, matéria-prima com valor agregado para a fabricação de novos produtos. Nessa linha de pensamento, o escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati desenvolveu um bar que, além de espremer laranjas para fazer suco, aproveita as cascas para fabricar copos sustentáveis. O protótipo foi desenvolvido para empresa de energia ENI e está atualmente em exposição em um evento na cidade de Rimini, na Itália.

Como funciona

O projeto se tornou possível graças a uma máquina batizada de “Feel the Peel” (em português, “sinta a casca”). Com 3,10 metros, ela comporta até 1.500 laranjas. A máquina corta a fruta em duas metades, espreme o suco e conduz as cascas por um tubo até a parte inferior da máquina. Os resíduos são então secos, moídos e misturados a ácido polilático (PLA), dando origem a um bioplástico. Este material é depois aquecido, derretido e moldado em um copo por impressão 3D.

Atualmente, a máquina está em exposição em um evento na cidade de Rimini, na Itália.

Confira o seu funcionamento no vídeo abaixo:

Por que isso é relevante

Em primeiro lugar, essa solução tecnológica reduz a quantidade de resíduos sólidos que iriam parar em um aterro sanitário. Além disso, evita que plástico ou outros materiais não renováveis sejam usados para a produção de plástico.

Em último lugar, essa é apenas uma amostra de como as cascas de laranja podem ser aproveitadas. O bioplástico feito desse material também poderia substituir outros produtos feitos de plástico tradicional. Uma possibilidade que já está sendo considerada é produzir tecidos a partir das laranja.

E, claro, também é possível aproveitar as cascas de outras frutas para a mesma finalidade.

Leia também

Economia circular: o que é e como aplicar ao seu negócio de impacto

Essa startup transforma leite velho em tecidos sustentáveis

Startup sueca reaproveita cápsulas de café para fabricar bicicletas

Startup transforma borra de café em copos e xícaras compostáveis

Cotton + Corn: “tênis feito de planta” da Reebok começa a ser vendido no Brasil


Com informações do Ciclo Vivo e da Gazeta do Povo.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário